Dentro de mim existe um lugar onde vivo inteiramente só
e é lá que se renovam as nascentes que nunca secam.
P.Buch

13 de janeiro de 2013

Tempo de aniversário

O tempo passa e os eventos vão nos preenchendo de um jeito ou do outro. Começa janeiro e no dia 19 eu já me “desfaço” de mais um ano. Ao contrário de muitas pessoas, eu acho o dia de aniversário cada vez mais alegre e já não tenho aquele medo de que as pessoas não se lembrem dele. A vida lembra, sempre lembra, todos os dias, todos os momentos que cada dia é uma outra possibilidade de se desfazer do que foi e de se maravilhar com o que está vindo. O dia de meu aniversário me faz lembrar o primeiro dia que, ao inspirar pela primeira vez, eu me colocava neste planeta para experimentar, compreender e despertar. Acho que foi por isso que sempre tive tanta curiosidade em saber como tudo funciona fora e dentro de mim e qual a ligação entre tudo e o porquê de tanta fascinação quando consigo ver lampejos de mim mesma em momentos raros.
 
Já passei meu aniversário em muitos lugares diferentes. Na praia de Mucogê, em Trancoso na Bahia com minha amiga Meire; em casa com família; com amigos; com a notícia da morte de Elis Regina; sozinha; em Londres com a querida Christine, em cuja casa eu morei por um ano; em bares com amigos; só com o Ed no nosso terracinho encantado; trabalhando num dia normal; nas montanhas; no hospital com meu pai; na comunidade de Nazaré com bolos deliciosos da Paula e oferendas dos hóspedes em minha porta.
 
Mas é nessa época que aproveito também para me desfazer de coisas que não preciso mais, limpando e desobstruindo gavetas externas e internas. E celebro cada detalhe que vai aparecendo neste dia como um presente.
 
 Olhando em uma das gavetas encontrei todas as minhas agendas onde anoto as aulas que dou durante o ano. Só faltava a primeira. Olhando uma a uma vou relembrando alunos que tive, que ainda tenho, que pararam um tempo e retornaram. E sinto profundo agradecimento a todos eles que tanto me ensinaram com relação à vida mesmo, de forma tão carinhosa. Quantas histórias pude conhecer através deles e em quantos momentos percebi que também vivia ou tinha vivido aquelas mesmas histórias. Quanto de mim descobri através de todos eles! Bom, continuo descobrindo, aprendendo e me divertindo.
 
Também nas agendas fui recordando momentos importantes anotados ali, quando conheci o Ed, quando compramos nosso apartamento, idas a hospitais, nossas viagens inesquecíveis, aniversários de amigos (antes de facebook), quando dei aula em uma firma ou outra, eleição de presidente e prefeito, primeiro dia de escola de meu sobrinho, mais alunos, menos alunos, encontros com amigos em happy hour, menopausa, shows em São Paulo, morte de meu pai, aulas de Yoga, cursos e mais cursos, pintura de apartamento, visitas a Nazaré e amigos que moram por perto, aposentadoria, aniversário de 90 anos de minha mãe, sobrinha neta que nasceu... e por aí vai. E por aí vai continuar. As experiências são muitas e todas elas causam um grande impacto interno.
 
Essas mesmas agendas e o “desfazer de anos” me fizeram girar pelo tempo tão relativo que é passado e está presente. Qual seria a sua idade se você não soubesse quantos anos você tem? (Confúcio)
  
Tempo Rei! Oh Tempo Rei! Oh Tempo Rei!
Transformai as velhas formas do viver.
Ensinai-me oh Pai, o que eu ainda não sei 
(Gilberto Gil)

4 comentários:

  1. Bonito, Zezé.
    Que você tenha um aniversário bem legal, e uma agenda colorida de bons momentos.
    Um beijo

    ResponderExcluir
  2. Oi Zeze !!
    Estou curtindo muito seu blog, vc escreve muito bem e de coração.
    Retornei do curso de Bio Psicologia lá de Porangaba e é muuuuuuuuuito bom. Se tiver oportunidade vá.
    Um ótimo aniversário, que vc tenha muita saúde e muitas bençãos de Deus.
    Bj. no coração.
    Rose

    ResponderExcluir
  3. Oi Zezé

    continue se reinventando sempre e compartilhando com a gente, é muito bom!

    bjs

    Neide

    ResponderExcluir
  4. Oi Zezé
    Parabéns por mais esse ano de vida e que você continue aprendendo a se reinventar a cada dia, continue ouvindo a voz do coração, e espalhando suas sementinhas de sabedoria e serenidade...
    Sei que meu nome está em algumas dessas suas agendas antigas, e esteja certa que nossos encontros não foram apenas aulas de inglês.. você realmente fez diferença na mina vida!!
    Com carinho,
    Lenira

    ResponderExcluir