Dentro de mim existe um lugar onde vivo inteiramente só
e é lá que se renovam as nascentes que nunca secam.
P.Buch

9 de novembro de 2014

JOGO DA TRANSFORMAÇÃO



"Somos 100% responsáveis pela forma como reagimos a tudo que
acontece em nossas vidas"

 Estive em Findhorn – uma comunidade no norte da Escócia, em julho, e de lá saí com a certeza que voltaria para fazer o treinamento de facilitador para o Jogo da Transformação. Não sabia que seria tão cedo. Pois é. Voltei em outubro e concluí o treinamento. Estou credenciada por Findhorn para facilitar o jogo. Sentimento de gratidão eterna.

Conheci o Jogo da Transformação quando morei na comunidade de Nazaré em 1990. Sara Marriot, que tinha morado em Findhorn por 12 anos antes de vir para o Brasil morar em Nazaré, trouxe com ela uma caixa do Jogo. Começamos a usá-lo entre nós. Depois resolvemos oferecer um workshop para os hóspedes e acabei, junto com minha amiga Debra, que também morava em Nazaré, focalizando muitos grupos. Foi uma experiência profunda, mesmo com as regras que usamos naquela época, que eram as mais simples. Por isso quis fazer o treinamento para conhecer as regras mais expansivas do jogo.

Mas, afinal, as pessoas têm me perguntado, o que é esse Jogo da Transformação? Então resolvi colocar aqui no blog.

"A transformação não é algo que simplesmente acontece. É um estilo de vida. Não é um processo, é um valor. Não é algo que você faz, mas algo que o envolve por inteiro".

O problema fundamental é que nos sentirmos inadequados nas situações e assim sempre vão existir razões para nos sentirmos mal. O mundo sempre vai apresentar situações para que eu não esteja completamente confortável e feliz comigo mesmo, nos níveis físico, emocional e intelectual. O caminho então é se reconhecer como o ser ilimitado que somos e isso é possível através do autoconhecimento, do reconhecimento daquilo que me trava para eu me expressar no mundo, das qualidades que possuo e da capacidade que tenho para desenvolvê-las. Conhecer-se cada vez mais é o caminho para lidar com quaisquer adversidades nesse mundo. E, a partir de um lugar dentro de nós, podemos nos libertar das coisas que nos assombram, nos limitam e nos causam sofrimento.

Assim, através do jogo da Transformação temos a oportunidade de clarear assuntos importantes, resolver conflitos, melhorar relacionamentos de uma forma criativa, liberar algum padrão que criamos quando criança para nos proteger e que agora não tem mais utilidade e ainda assim o carregamos e usamos nos nossos relacionamentos. Liberar padrões que não nos servem mais alivia nosso coração, melhora as relações e nos leva para uma vida mais expansiva e criativa. Durante o jogo você pode permitir que mudanças de como conduzir suas vidas ocorram com maior facilidade, olhando para os tipos de experiência que você cria. É uma forma profunda e divertida de trazer luz, abertura e amor para sua vida.

O Jogo da Transformação é um jogo mesmo onde, através de cartões, tabuleiro, dados e nossa disposição em partilhar experiências recriamos simbolicamente o nosso caminhar pela vida. E nesse caminho vamos encontrando insights, desafios, dores e milagres, adquirimos novas perspectivas, revemos padrões de comportamento, reconhecemos nossas qualidades, praticamos a apreciação e o serviço ao outro, exercitamos nossa intuição e nosso livre arbítrio, recebemos feedback do universo, exploramos novas possibilidades e nos transformamos.
Cada jogo pode ter até 4 jogadores com uma duração mínima de 6 horas.

                                 Fica aqui o convite a quem tiver interesse.

7 comentários:

  1. Oi Zezé,
    Que delícia poder retornar tão cedo prá um lugar que vc gostou tanto...são as sincronicidades da vida...
    Bom retorno prá vc, e, gostaria de participar do Jogo da Transformação, quando tiver outros participantes!
    Beijos,
    Dri

    ResponderExcluir
  2. Zezé
    Li o seu post no blog e tenho vontade de participar do Jogo da Transformação!
    Beijinhos,
    Lari

    ResponderExcluir
  3. Ok Lari
    Vamos formar um grupo e fazer.
    Bjs

    ResponderExcluir
  4. Nao vejo a hora de chegar em Campinas e jogar com minha amiga Zeze'.

    ResponderExcluir
  5. Oi Zezé,
    Adorei o texto!!
    Beijo,
    Beth

    ResponderExcluir
  6. Olá Zezé! Adorei o texto e o seu blog!
    Assim que puder quero participar do Jogo da transformação!
    Um grande abraço!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Mônica. Obrigada Se quiser acompanhar as datas e locais que faço o jogo, pode entrar no meu facebook - nome: Maria José Gil. Bjs

      Excluir