Dentro de mim existe um lugar onde vivo inteiramente só
e é lá que se renovam as nascentes que nunca secam.
P.Buch

22 de agosto de 2010

Maravilhosa Coincidência do Universo

Sempre me surpreendo ao ver as coincidências em nossa vida cotidiana. Sabe, aquelas coincidências de você pensar em alguém e ela te telefonar, ou encontrar alguém ou algo que você justamente precisa para desenvolver um projeto, por em prática alguma idéia?

O Deepak Chopra diz que nada, absolutamente nada, existiria não fosse um extraordinário conjunto de coincidências e que essas coincidências são os milagres que acontecem em nossas vidas diariamente e a gente muitas vezes nem percebe, e continua explicando:

“ No momento em que o Big Bang deu origem ao universo, o número de partículas criadas foi ligeiramente maior do que o de antipartículas. As partículas e as antipartículas então colidiram e aniquilaram umas às outras, inundando o universo de fótons. Devido ao desequilíbrio inicial, restaram algumas partículas depois da aniquilação, que criaram o que conhecemos como mundo material. Você, eu e o resto do universo, inclusive as estrelas e as galáxias, são um material que sobrou do momento da criação. O número total de partículas restantes foi de 10 elevado a 80 (o número 1 seguido de 80 zeros). Se o número de partículas tivesse sido ligeiramente maior, as forças gravitacionais teriam obrigado o jovem universo a sucumbir sobre si mesmo, formando um enorme buraco negro, o que significaria que você, eu, as estrelas e as galáxias simplesmente não existiriam. Se o número de matérias-partículas tivesse sido levemente menor, o universo teria se expandido tão rápido que não teria havido tempo para as galáxias se formarem como o fizeram.

Os primeiros átomos foram de hidrogênios. Se a poderosa força que sustenta o núcleo de um átomo tivesse sido uma fração percentual menor, o deutério, um estágio pelo qual o hidrogênio passa antes de se tornar Helio, não teria ocorrido e o universo teria continuado a ser hidrogênio puro. Se por outro lado, as forças nucleares fossem uma fração mais forte, todo o hidrogênio teria se queimado rapidamente, não deixando nenhum combustível para as estrelas. Desse modo, assim como as formas gravitacionais precisavam ter exatamente a força que tinham, as forças eletromagnéticas que mantinham os elétrons no lugar também precisavam ser exatamente como eram – nem uma fração a mais ou a menos -, para que as estrelas se transformassem em supernovas e os elementos pesados se desenvolvessem.

O desenvolvimento do carbono e do oxigênio, essenciais para a criação dos organismos biológicos, exigiu que muitas coincidências tivessem lugar e continuassem a ocorrer a partir do momento do Big Bang.

O fato de você e eu, bem como o universo com as suas estrelas, galáxias e planetas existirmos é um evento altamente improvável! Uma completa coincidência. Um milagre que recua aos primórdios do tempo.

Se você pudesse ter contemplado o universo em qualquer ponto particular daquele período, não teria visto o padrão inteiro que estava se desenvolvendo. Enquanto as estrelas estavam se formando, você não poderia ter imaginado os planetas e muito menos as girafas, as aranhas, os pássaros e os serem humanos. Quando o esperma se encontrou com o óvulo para criar o ser humano que você é, ninguém poderia ter imaginado a narrativa extraordinária da sua vida, as fantásticas reviravolta do seu passado, as pessoas que conheceria, as crianças as quais daria à luz, o amor que criaria, a impressão que deixaria sobre a terra. E no entanto, aqui está você, a prova viva dos milagres do dia-a-dia. O fato de não podermos observar os milagres da maneira como nos maravilhamos diante de truques mágicos, ou seja, com uma gratificação instantânea, não significa que eles não estejam ocorrendo. Muitos milagres levam tempo para serem revelados e apreciados.”

É um milagre mesmo que ao nascermos já temos um quarto para nós preparado por uma família específica, médicos que nós ajudam a vir para este planeta todo preparado para que tenhamos todas as experiências necessárias para evoluir. Estar aqui, vivendo o que estamos vivendo, isso sim é um milagre.

3 comentários:

  1. Zezé,
    Estou adorando seguir você.
    Beijos e boa semana,
    Lígia

    ResponderExcluir
  2. Oi Zezé,
    Adorei seus últimos posts e acabei me empolgando e dei uma passeada geral em seu blog. Está muito gostoso de ver. Assuntos inteligentes e sensíveis como vc!!!
    Obrigada pela viagem.
    Bjs.
    Rita.

    ResponderExcluir
  3. adorei a forma como o autor descreve a origem.. nos faz pensar mesmo que não somos fruto do acaso... nos sentimos especiais!
    :)
    ótimo fim de semana!

    ResponderExcluir