Dentro de mim existe um lugar onde vivo inteiramente só
e é lá que se renovam as nascentes que nunca secam.
P.Buch

15 de agosto de 2010

Meditação

Hoje já existem pesquisadores que dão respaldo científico às filosofias antigas orientais que acreditam que a mente em paz ajuda a prevenir doenças e recuperar alguma debilidade física.
Quando a mente não está neste estado, contribui para que as doenças apareçam. Pensamentos e sentimentos negativos contribuem para o surgimento de moléstias e atrapalham o restabelecimento de um doente, debilitando o sistema imunológico, ocasionando infecções, alergias e artrite. Ressentimento e angústia podem originar distúrbios cardíacos, hipertensão, depressão, ansiedade, insônia e enxaqueca.

Segundo essas pesquisas, 60% das consultas médicas poderiam ser evitadas se fortalecêssemos nossa capacidade de apaziguar a mente.

Não é só o corpo físico que se beneficia da mente calma: no campo psíquico, a pessoa pode experimentar um estado de equilíbrio, uma lucidez que a impede de entrar em conflitos emocionais internos, trazendo clareza mental, objetividade, paciência, compreensão e justiça.

Pensar, falar e agir sem parar produz ansiedade e nos afasta de nós mesmos. O silêncio desperta a alma, a mente vazia nos conecta com o Universo.

A meditação é uma técnica onde treinamos a atenção e acalmamos nossa mente, nosso corpo, nossa alma, levando ao autoconhecimento. Meditar é focar a mente, deixar as preocupações de lado, viver o aqui e o agora.

Não podemos simplesmente dar uma ordem à nossa mente para que pare de pensar, mas podemos ficar como observadores e, à medida que os pensamentos aparecem em nossa mente, apenas observamos e deixamos que eles passem como se fosse um filme em uma tela branca. Assim eles vão perdendo força e abrimos espaço para entrarmos em contato com nós mesmos, com a nossa parte mais profunda, com a nossa verdadeira essência.

Para isso precisamos de prática diária. Sentarmos por alguns instantes colocando foco na respiração e agir como observador de nós mesmo durante a meditação e, no dia-a-dia, agir conscientemente, ficando atento ao que falamos, ao que pensamos, como andamos, o que comemos e o que sentimos. No início, isso parece ser difícil, mas com a prática e com os resultados que sentimos, ficamos com vontade de aumentar o tempo em que estamos nesta quietude.

“Se passamos a introduzir na nossa vida cotidiana mais percepção sobre nossas emoções, sentimentos e pensamentos, podemos nos curar e consequentemente, passamos a curar o mundo. Quando você expande a consciência e melhora, afeta as pessoas ao seu redor”

“Toda doença é saudade do lar”

Nenhum comentário:

Postar um comentário