Dentro de mim existe um lugar onde vivo inteiramente só
e é lá que se renovam as nascentes que nunca secam.
P.Buch

8 de setembro de 2010

Alecrim

Recebi por e-mail uma mensagem que fala do Alecrim. E descobri que o chá que gosto tanto equilibra a temperatura do nosso corpo, fortalece o centro vital e age em todo organismo recuperando a alegria. Talvez por isso que gosto tanto de tomá-lo, o que faço sempre no terraço de meu apartamento onde posso entrar em contato com uma paisagem aberta, cheia de céu e de ar.

Neste e-mail tem uma lenda sobre o Alecrim que descrevo a seguir:

"Quando Maria fugiu para o Egito, levando no colo o menino Jesus, as flores do caminho iam se abrindo à medida que a sagrada família passava por elas.

O lilás ergueu seus galhos orgulhosos e emplumados.
O lírio abriu seu cálice.
O alecrim, sem pétalas nem beleza, entristeceu lamentando não poder agradar o menino.

Cansada, Maria parou à beira do Rio e, enquanto a criança dormia, lavou suas roupinhas. Em seguida, olhou a seu redor, procurando um lugar para estendê-las.
O lírio quebrará sob o peso, e o lilás é alto demais.

Colocou-as então sobre o alecrim e ele suspirou de alegria, agradeceu de coração a nova oportunidade e as sustentou ao Sol durante toda a manhã.

"Obrigada, gentil alecrim!" - disse Maria. "Daqui por diante ostentarás flores azuis para recordarem o manto azul que estou usando. E não apenas flores te dou em agradecimento, mas todos os galhos que sustentaram as roupas do pequeno Jesus, serão aromáticos. Eu abençôo folha, caule e flor, que a partir deste instante terão aroma de santidade e emanarão alegria.

Ouça a música de quando éramos crianças....

2 comentários:

  1. Adorei ouvir a música do alecrim. Me lembrei da minha infância, balançando naquela balança do quintal da casa da minha vó.

    ResponderExcluir
  2. balança no fundo de casa, feita pelo seu pai... Como eram longas as tardes no quintal de minha casa!

    ResponderExcluir