No blog “Nós pela Terra”, que está na minha lista de blogs aqui no lado direito, minha amiga Mirella conta de seu primeiro dia no Shumacher College – um lugar especial onde eu estive uma vez quando morei em Londres.
"A escola é cercada por floresta e flores coloridas. Fica afastada do centro da cidade. Uma hora de caminhada pela trilha beirando o rio e, se preferir, pode-se pegar uma das 6 bicicletas que está à disposição".
A Mirella descreve que há 2 alojamentos para os estudantes do mestrado, embora a maioria do pessoal esteja no mesmo andar que ela. “Tem um pé de maçã carregado em frente ao alojamento. Delícia!"
Os banheiros e chuveiros são comunitários, mas bem arrumadinhos. Como todo inglês, tem até banheira! "A comida é sensacional! Nem peixe é permitido! Tudo é orgânico e cuidadosamente preparado. Fazemos revezamento entre as atividades incluindo cozinhar. Tudo é muito caprichado e além de frutas do pomar, podemos comer pão, bolos, cookies, geleias, chás a qualquer hora. Isso tudo feito aqui, 100% natural.
A composteira pra onde vai todo o lixo orgânico é bem grande e muito bem cuidada. O outro lixo é devidamente separado e 100% reciclado.
Há lavanderia, biblioteca, sala de aula, de meditação e yoga, espaço de música com 3 violões e um piano onde fazemos o encontro matinal para reflexão, sala de computador, de TV, de impressão e até de pintura!"
Ela conheceu um dos fundadores do Schumacher College, Satish Kumar, um indiano que decidiu ser monge aos 9 anos e, depois, inspirado por Gandhi, faz uma caminhada pela paz indo às quatro maiores capitais de países possuidores de armamento nuclear (Moscou, Paris, Londres e Washington) sem dinheiro algum e mantendo uma alimentação vegetariana. Ele insiste que a reverência para a natureza deveria estar no coração de cada debate político e social.
Separei um trecho do texto em que Mirella descreve o que aprendeu nesse primeiro encontro com ele. O texto completo pode ser lido no blog dela e inclusive há fotos do local.
... Entre tantos dizeres, Satish explica que o movimento ecológico deve ser baseado fundamentalmente em 3 pilares (ou em 3 S’ s): Soil (solo) representando a reverência ao mundo natural; Soul (alma) simbolizando o cuidado conosco mesmo através da saúde, felicidade e força; e Society (sociedade) contrapondo a atual situação em que 1/6 da população mundial passa fome enquanto 55% dos alimentos produzidos são desperdiçados. Aliás, segundo ele, o primeiro passo para solucionar os problemas do mundo é olhar para o nosso prato de comida. Além do cuidado com a nossa alimentação, devemos intensificar o tempo dado ao sono, a caminhada – a partir da qual tocamos nossos pés na Terra e nos conectamos com a natureza -, e aos pensamentos e sentimentos relacionados ao amor, compaixão e generosidade.
Ele também defende a ideia de que devemos plantar ao menos 5 árvores: uma frutífera para prover alimento, uma medicinal para prover a cura, uma que produza madeira para alimentar o fogo, outra que produza madeira para construir uma casa, e uma que produza flores contribuindo com a beleza e magnificência da vida.
…. Satish conclui sua fala dizendo que
“we are human beings, not human doing”.
Oi Zeze', Hoje e' feriado nos States e aproveitei para me atualizar, me educar e me inspirar no seu blog. Obrigada, amiga :D You are the best! Boa Semana!
ResponderExcluirSeu blog esta muito legal! Continue amiga! bjs x
ResponderExcluirOi Zezé...tá muito legal seu blog...com terchos de entrevistas super interessantes...adorei!
ResponderExcluirParabéns por contribuir divlugando tanta coisa boa..
bjks
Leyde
esse lugar deve ser mágico :)
ResponderExcluirfiquei só imaginando ...