Dentro de mim existe um lugar onde vivo inteiramente só
e é lá que se renovam as nascentes que nunca secam.
P.Buch

6 de setembro de 2010

Um novo olhar

No blog “Nós pela Terra”, que está na minha lista de blogs aqui no lado direito, minha amiga Mirella conta de seu primeiro dia no Shumacher College – um lugar especial onde eu estive uma vez quando morei em Londres.

"A escola é cercada por floresta e flores coloridas. Fica afastada do centro da cidade. Uma hora de caminhada pela trilha beirando o rio e, se preferir, pode-se pegar uma das 6 bicicletas que está à disposição".

A Mirella descreve que há 2 alojamentos para os estudantes do mestrado, embora a maioria do pessoal esteja no mesmo andar que ela. “Tem um pé de maçã carregado em frente ao alojamento. Delícia!"

Os banheiros e chuveiros são comunitários, mas bem arrumadinhos. Como todo inglês, tem até banheira! "A comida é sensacional! Nem peixe é permitido! Tudo é orgânico e cuidadosamente preparado. Fazemos revezamento entre as atividades incluindo cozinhar. Tudo é muito caprichado e além de frutas do pomar, podemos comer pão, bolos, cookies, geleias, chás a qualquer hora. Isso tudo feito aqui, 100% natural.

A composteira pra onde vai todo o lixo orgânico é bem grande e muito bem cuidada. O outro lixo é devidamente separado e 100% reciclado.

Há lavanderia, biblioteca, sala de aula, de meditação e yoga, espaço de música com 3 violões e um piano onde fazemos o encontro matinal para reflexão, sala de computador, de TV, de impressão e até de pintura!"

Ela conheceu um dos fundadores do Schumacher College, Satish Kumar, um indiano que decidiu ser monge aos 9 anos e, depois, inspirado por Gandhi, faz uma caminhada pela paz indo às quatro maiores capitais de países possuidores de armamento nuclear (Moscou, Paris, Londres e Washington) sem dinheiro algum e mantendo uma alimentação vegetariana. Ele insiste que a reverência para a natureza deveria estar no coração de cada debate político e social.

Separei um trecho do texto em que Mirella descreve o que aprendeu nesse primeiro encontro com ele. O texto completo pode ser lido no blog dela e inclusive há fotos do local.

... Entre tantos dizeres, Satish explica que o movimento ecológico deve ser baseado fundamentalmente em 3 pilares (ou em 3 S’ s): Soil (solo) representando a reverência ao mundo natural; Soul (alma) simbolizando o cuidado conosco mesmo através da saúde, felicidade e força; e Society (sociedade) contrapondo a atual situação em que 1/6 da população mundial passa fome enquanto 55% dos alimentos produzidos são desperdiçados. Aliás, segundo ele, o primeiro passo para solucionar os problemas do mundo é olhar para o nosso prato de comida. Além do cuidado com a nossa alimentação, devemos intensificar o tempo dado ao sono, a caminhada – a partir da qual tocamos nossos pés na Terra e nos conectamos com a natureza -, e aos pensamentos e sentimentos relacionados ao amor, compaixão e generosidade.

Ele também defende a ideia de que devemos plantar ao menos 5 árvores: uma frutífera para prover alimento, uma medicinal para prover a cura, uma que produza madeira para alimentar o fogo, outra que produza madeira para construir uma casa, e uma que produza flores contribuindo com a beleza e magnificência da vida.

…. Satish conclui sua fala dizendo que
        “we are human beings, not human doing”.

4 comentários:

  1. Oi Zeze', Hoje e' feriado nos States e aproveitei para me atualizar, me educar e me inspirar no seu blog. Obrigada, amiga :D You are the best! Boa Semana!

    ResponderExcluir
  2. Seu blog esta muito legal! Continue amiga! bjs x

    ResponderExcluir
  3. Oi Zezé...tá muito legal seu blog...com terchos de entrevistas super interessantes...adorei!
    Parabéns por contribuir divlugando tanta coisa boa..
    bjks
    Leyde

    ResponderExcluir
  4. esse lugar deve ser mágico :)
    fiquei só imaginando ...

    ResponderExcluir