Dentro de mim existe um lugar onde vivo inteiramente só
e é lá que se renovam as nascentes que nunca secam.
P.Buch

14 de janeiro de 2011

Reservar Energia


Cirque du Soleil
 Já estamos em 2011 e, de uma maneira ou de outra, fazemos alguns planos, temos algumas expectativas. Livros por ler, exercícios físicos por fazer, arrumar gavetas, fazer doações para pessoas que vão se beneficiar de coisas que não precisamos mais, abrir espaços em casa, no trabalho, dentro de nós mesmos e nos relacionamentos. Aumentar aquilo que lhe dá energia e remover tudo o que drena a capacidade de receber o que é seu.

Mas como fazer para aumentar a nossa energia nos dando mais vigor e felicidade? O primeiro passo é por o foco em você mesmo, não se desviando nem um milímetro deles. Fazer o caminho de retorno para dentro de você e descobrir quais são os seus valores, aqueles que regem seu caminhar nesta existência é o mais importante. O valor não é o comportamento, é a sensação, é o que você gosta de sentir. O pano de fundo de todos os valores é a realização. Então, qualquer meta que você tenha, pessoal ou profissional, deve estar alinhada a seus valores, àquilo que você quer experimentar e o seu comportamento também deve estar alinhado aos seus valores. Por exemplo, algumas pessoas têm como meta ter boa saúde e isso está alinhado ao seu valor, mas o seu comportamento pode não estar se ele, por exemplo, fuma.

Então não basta dizer que quero ter relacionamentos com as pessoas e com todas as coisas mais eficazes e de crescimento se não olharmos para nossos valores e nosso comportamento. Será que estamos dispostos a experimentar ao invés de “eu-não-tolero-X” para “eu-quero-X” ? O "eu-não-tolero-X” gera baixa qualidade de energia e o “eu-quero-X” faz com que tomemos atitude e comecemos a eliminar o hábito de reclamar. Estamos dispostos a eliminar nossos vícios que geram impotência porque não temos escolha?

Estamos dispostos a estabelecer limites? Ao não estabelecer limites há a invasão pelos outros e nos sentimos desrespeitados. “Não existem bons vizinhos, existem boas cercas.” Ao invés então de dizer “eu-não-tolero-X” você vai lá e informa o que o incomoda.

O pessimista aprendeu que não dá para controlar o evento, o otimista aprendeu que dá pra controlar o evento. Sempre existe algo que podemos fazer para mudar um evento e para isso é preciso ir um pouco mais além daquilo que já estamos acostumados a fazer. O que estamos acostumados a fazer já sabemos aonde vai dar. Então o desafio é fazer algo diferente, é se permitir a ir um pouco mais além. Somos seres com infinitas possibilidades. Só não as experimentamos por causa de nossas crenças limitantes. Então queremos um ano diferente, melhor. E o que de diferente e de melhor faremos com relação aquele evento que "me tortura”? Só porque me relaciono com o outro, não significa que o outro vai atender minhas necessidades. Como eu faço para ter fontes múltiplas, já que existem 6 bilhões de pessoas no mundo? Como gero isso? O que me tortura não é o outro, não está fora de mim. O que me tortura é o olhar que tenho para esse evento e como me comporto em relação a isso.

A estagnação é morte energética. Ela impede que a vida chegue. Eliminar estagnação propicia que coisas prósperas surjam. Que tal remover a super ocupação, delegar, fazer lista de simplificação? Como posso ter uma vida mais simplificada? Como posso lidar com papeis, e-mails e meu tempo de forma mais efetiva? Como posso lidar com aquela pessoa que mexe com meu humor?

É dentro dessas perguntas que você vai achar outras saídas.

2 comentários:

  1. A gente nem percebe que vai se embrenhando nas solicitações diárias e deixando coisas importantes para segundo plano.
    Essas mensagens da Zezé acendem o sinal amarelo...

    Abraço

    Maurício

    ResponderExcluir
  2. Oi Zeze, td bem?
    linda mensagem ... perfeita pra refletir ...
    Marilza

    ResponderExcluir