Dentro de mim existe um lugar onde vivo inteiramente só
e é lá que se renovam as nascentes que nunca secam.
P.Buch

9 de junho de 2013

Acomodação


Você já se perguntou qual a nossa capacidade de acomodar a adversidade dentro de nós? Como eu acomodo o frio, o calor, os momentos de alegrias, os sofrimentos etc.? Não é um “aguentar”, mas um acomodar. Como eu acomodo minha vida e tudo que nela acontece dentro de mim? Para uma flor se acomodar em minha mão, a flor tem de ser menor que a mão. Tem que haver um espaço ou ela não consegue se acomodar ali.
 
Estamos o tempo todo vivendo experiências agradáveis que combinam com a nossa expectativa, outras serão desagradáveis, mas, raramente, temos uma situação perfeita. Isso é normal, é inevitável.
 
Reclamamos o tempo todo: “Ai que frio; “ai que calor”; “meu chefe tem mau humor”; “que droga de trânsito”; “não gosto de chuva”; “não gosto de tempo seco”, etc. etc. Você tem como mudar isso?  
 
Se não existe nenhuma ação a ser feita nestes casos, o ponto então é como eu acomodo todas essas adversidades dentro de mim, porque afinal, meu coração é maior do que todas as situações. 
 
Se acomodamos essas pequenas situações inevitáveis dentro de nós, sobrará mais espaço para pensarmos em coisas maiores, para pensarmos em como estou levando a minha vida, que coisas queremos mudar e como fazer isso?  Quem sou eu, quais são os meus valores, por que estou neste trabalho, nesta vida? A lista de questionamento sobre nós mesmos é imensa, então porque sobrecarregar o espaço de nossa mente com coisas que são inevitáveis?
 
Nós temos a escolha de deixar essas pequenas situações inevitáveis nos afetarem. Quanto mais a gente se irrita com um tipo de pessoa, mais poder ela ganha de tirar do meu equilíbrio. Portanto, somos nós mesmos os responsáveis de sair do equilíbrio e não o outro. A única maneira de acomodar essa pessoa internamente é dando o direito dela ser como ela é. Mas insistimos em querer mudar as pessoas, mudar as situações que são inevitáveis. Como posso querer que a temperatura do dia seja a que eu espero? Como querer que o meu chefe seja dessa maneira e não daquela? Essa é uma armadilha para que a gente não olhe para o foco que está dentro de nós mesmos. Eu dou o direito do outro ser como ele é e esqueço. Não fico pensando que ele podia ser diferente etc. Eu acomodo essa situação dentro de mim.
 
Tudo que pensamos e sentimos ficam dependurados na nossa mente. A fofoca é também algo que fica lá e vai aumentando à medida que outras pessoas vão validando aquilo que você diz. Às vezes as pessoas se justificam dizendo que estão falando de uma outra pessoa para desabafar. Ora, desabafar seria então se libertar daquele sentimento asfixiante que a mente carrega. Na verdade essa é uma desculpa bonitinha que arrumamos para justificar tal atitude. Ao fazer a fofoca, ao falar do outro a gente quer mesmo que o ouvinte nos valide. E ao ser validado, o sentimento aumenta e não nos livramos dele.
 
Não existe um coração que acomoda todas as pessoas, o que existe é “eu acomodo essa pessoa que eu já sei que me irrita.” Então eu acomodo essa pessoa que eu sei que me irrita. Na hora que ela faz algo que me irrita, nesse momento eu dou o direito de ser quem ela é, e deixo a situação de lado. Assim, a cada situação difícil que me incomoda, arrumamos um espaço dentro de nós para não nos sentirmos incomodados por essas adversidades, pois são inevitáveis.
 
O nosso intelecto, aquele que pensa, raciocina e tem lógica é o que ilumina a mente agitada e as emoções. E quem ilumina nosso intelecto é a consciência. Podemos usar todos esses instrumentos porque todos nós fomos abençoados com eles. 

(Alguns trechos e ideias desse texto foram inspirados nas palestras de Gloria Arieira)

 
Se a gente cresce com os golpes duros da vida,
também pode crescer com os toques suaves na alma.
Nada faz sentido neste mundo se não tocamos o coração de uma pessoa

(Dalai Lama).

4 comentários:

  1. Que maravilha seu texto, Parabéns e Gratidão!!!
    Beijos,
    Dri

    ResponderExcluir
  2. É tão simples e ao mesmo tempo tão complicado viver ...

    Silvana

    ResponderExcluir
  3. Td bem com você?
    Li o que postou no seu blog e achei fantástico.
    Regina

    ResponderExcluir
  4. Gostei muito como sempre. Realmente quando a gente fala de alguém, logo se justifica que não é fofoca, mas na maioria das vezes é fofoca mesmo e se alguém na roda conhece a pessoa, aí cada um tem mais alguma coisa acrescentar e o assunto ferve. Isso é maledicência. Mas se a gente consegue acomodar como você mostrou no seu blog, o assunto morre naquele que iria iniciar a fofoca. Gostei mesmo e vou tentar usar essa prática para tirar certos assuntos da cabeça
    Com carinho Rudi

    ResponderExcluir