Dentro de mim existe um lugar onde vivo inteiramente só
e é lá que se renovam as nascentes que nunca secam.
P.Buch

1 de setembro de 2013

Liberação

"Nós todos experimentos o amor.
A ninguém é negada a constante experiência do amor"
 (Swami Dayananda Saraswati)

 
O foco de uma vida de aprendizado deve ser, conforme venho aprendendo com os ensinamentos da antiga tradição chamada Vedanta, trabalhar com a nossa mente de forma que ela seja um instrumento a nosso favor. Comandar a nossa mente significa entender o que está acontecendo e, a partir daí, à luz do entendimento, tomar atitudes adequadas para mim e para o outro. Ou, ainda, não fazer nada. Muitas vezes compreendemos que certas coisas fazem parte da ordem cósmica e a aceitamos. E, ao aceitarmos, sabemos o que fazer.

Toda sabedoria que temos em relação às nossas emoções nos fazem ver que a minha dor é a mesma dor do outro. Assim nos colocamos na posição do outro e não tomamos atitudes que não gostaríamos que tomassem conosco. Desse modo, há um relaxamento interno e podemos ver que nossa natureza não é a dor, mas é a maturidade.
 
Mente tranquila não é a mente sem problemas, mas aquela que entende o que acontece em nós. Tendo o conhecimento de sua mente e da ordem cósmica (aquilo que acontece e que você não pode mudar), você pode lidar bem com o evento que lhe ocorre. Com isso você relaxa, você não fica sujeito a tudo que lhe acontece.
 
Nossa consciência muda através de nossas experiências, quando vamos tomando consciência de nosso corpo, de nossas emoções, de nossa dor. A consciência pura, total, se reflete nesse corpo (aí dizemos que temos consciência física), se reflete no meu corpo emocional (e aí dizemos que temos consciência emocional). Ao adquirirmos essas consciências, vamos nos expandindo e amadurecendo.

O vídeo abaixo foi um presente para mim, pois pude perceber como podemos tomar atitudes diferentes diante de eventos. Podemos nos fixar no evento e achar que somos isso, ou podemos, apesar deles, ainda atingir um estado de libertação das nossas próprias limitações, que são a nossa própria natureza.

                             ----------------------------------------------------------------

7 comentários:

  1. Vídeo sensacional , que mensagem !!!

    Gostei muito também: -
    Tendo o conhecimento de sua mente e da ordem cósmica (aquilo que acontece e que você não pode mudar), você pode lidar bem com o evento que lhe ocorre. Com isso você relaxa, você não fica sujeito a tudo que lhe acontece.
    JP

    Abs

    ResponderExcluir
  2. Zezé eu amei o vídeo. Vou repassar para a facilitadora de Biodança (em espanhol). Ela tb vai gostar com certeza. Depois eu te conto, pois na Biodança o que tem valor é a expressão corporal, de acordo com possibilidade física de cada um. Biodança quer dizer movimento da vida. Com muito carinho Rudi.

    ResponderExcluir
  3. Lindo Zezé. Muito bom o que vc escreveu e o link do vídeo, lembrou-me o trabalho dos 5 ritmos com a terceira idade e tb os de cantoterapia que iniciei com um grupo aqui no RJ. Vou tentar postar o vídeo. Inspiring. Bjs

    ResponderExcluir
  4. Zezé,
    Amei o blog!
    Mande sempre as novidades que escreve por aí...
    Beijinhos
    Michelle

    ResponderExcluir
  5. Adorei o blog e a postagem Zezé!!!
    "Mente tranquila não é a mente sem problemas, mas aquela que entende o que acontece em nós" me fez refletir alguns minutos...muito bom!!!

    ResponderExcluir
  6. Sempre uma boa reflexão por aqui :)

    Um beijo

    ResponderExcluir