Dentro de mim existe um lugar onde vivo inteiramente só
e é lá que se renovam as nascentes que nunca secam.
P.Buch

14 de setembro de 2013

AMOR


Nós todos em algum momento experimentamos o amor. Todos nós desejamos ser amados, pois assim podemos sentir a experiência do amor. Por eu não me ver amando a mim mesma há uma pressão para que eu seja amada por alguém e então busco alguém para me amar. Mas, na verdade, eu só posso me sentir amada por alguém se eu sentir amor por mim mesma. Isso sim é uma experiência permanente do amor.
 
Se a visão que eu tenho de mim ou do mundo faz com que eu não lide adequadamente comigo mesmo, então, sem dúvida, essa visão de mim mesma tem que ser modificada.
 
Mas às vezes nos sentimos como uma pessoa na qual está faltando alguma coisa e vamos vivendo, vivendo e nada fazemos para ter uma completude. Isso não é definitivamente viver uma vida plena.
 
Se a visão que temos de nós mesmos é errada, então temos um problema e, se não solucionamos este problema em nós mesmos, sempre buscaremos a solução em outras pessoas, no amor de outra pessoa, no relacionamento de outra pessoa, no aplauso de outra pessoa e nunca teremos a solução em nós mesmos.
 
Relacionamo-nos egoisticamente de tal maneira que misturamos o que é do outro e o que é nosso. Pensamos que podemos viver toda a expectativa despejada no início do relacionamento sem levar em conta que do outro lado está uma pessoa também em confusão sobre ela mesma. Se não sabemos quem somos, ao dizer que amamos uma outra pessoa, na verdade o que amamos é aquilo que faz com que estejamos bem e satisfeitas.
 
Então, entender quem eu sou me liberta de quem eu não sou, mas penso que sou.

Quando vivemos o amor, conhecemos essa totalidade que já somos. Essa totalidade que é completamente aceita por nós. Nós somos essa totalidade.
 
A única maneira de ter paz num relacionamento é dar a outra pessoa a permissão de ela ser quem ela é. E só aceitamos as pessoas como elas são se nos aceitarmos como somos.

4 comentários:

  1. Adorei sua mensagem Zezé!
    Beijos e ótima semana,
    Lígia

    ResponderExcluir
  2. Adorei esse último post, Zezé.
    Beijos,
    Lari

    ResponderExcluir
  3. Oi Zezé,
    Que maravilha que tem o seu blog, pq cada vez que leio-releio, me coloco a filosofar...me dou de presente esses instantes para refletir sobre o que vc amavelmente compartilha!
    Saudades de você!
    Seus textos continuam inspiradores, parabéns!
    Beijo enorme,
    Namastê
    Adriana

    ResponderExcluir
  4. ... gostei demais desse post, Zezé!
    Muito mesmo... saudades enormes.
    bjs
    Carol Lima

    ResponderExcluir