Dentro de mim existe um lugar onde vivo inteiramente só
e é lá que se renovam as nascentes que nunca secam.
P.Buch

2 de março de 2014

SATISFAÇÃO NO TRABALHO


“A recompensa de seu trabalho dever ser
a satisfação que o trabalho lhe proporciona
e a necessidade que o mundo tem desse trabalho.”
(W.E.B. Du Bois).

 
É com essa frase que um capítulo do livro: “Mais Platão menos Prozac” começa falando sobre o trabalho e de como ele, às vezes, não funciona para nós. Aqui algumas considerações sobre o que andei lendo nesse capítulo:

Hoje em dia há muitas questões vivenciadas por pessoas no ambiente de trabalho. Há pessoas que tentam resolver conflitos éticos e morais para controlar as outras pessoas, outras tentam achar o significado, o propósito de seu trabalho numa esfera mais ampla do que somente atingir aquele número que é sua meta determinada pelo superior, outras pessoas estão tentando achar um equilíbrio entre o trabalho e as outras áreas de sua vida, e outras trabalham tanto que nem tem tempo de pensar nessas questões. Simplesmente acordam e vão trabalhar executando atividades sem se dar conta de qual seu papel na vida.

As pessoas querem fazer um bom trabalho e ser reconhecidas por isso. Muitos chefes, por viverem ainda nos velhos paradigmas, não entendem que o reconhecimento das realizações de seus subordinados é um grande e verdadeiro incentivador. Mas se você não tem esse reconhecimento, ao invés de se colocar como vítima, talvez deva tirar a satisfação do simples fato de saber que fez um bom trabalho. Fazer bem seu trabalho, numa perspectiva filosófica, não quer dizer que você tenha que fazê-lo com perfeição ou melhor do que o outro. O valor está em trabalhar com afinco e fazer o melhor possível. Talvez fazer seu melhor não te leve ao topo, mas fazendo o melhor possível, você ganha a satisfação pessoal que é a parte valiosa do trabalho.

Encontrar um trabalho certo para você é uma das maneiras mais seguras de se realizar. Todos temos talentos particulares e descobri-los e determinar como usá-los contribui para a sensação de significado e objetivo na vida cotidiana. Um trabalho significativo é parte integrante da vida significativa.

Outro aspecto comentado é o do conflito pessoal. Claro que sempre que houver pessoas reunidas, haverá diferenças pessoais e conflitos. A filosofia budista diz que conflitos externos entre pessoas quase sempre são um produto de conflitos internos dentro da pessoa e, segundo Lao Tse, o verdadeiro sinal de força é você poder dar-se ao luxo de ser gentil.

A questão ética também é algo abordado por fazer parte da vida profissional de muitos trabalhadores. No nível mais básico, para viver eticamente é preciso certificar-se de que o seu trabalho também é ético. Se alguma coisa o deixa moralmente constrangido, não permita que a legalidade por si só o tranquilize. Legalizar algo, não o torna correto. Não é tarefa fácil matar ou subornar sua consciência. A filosofia chinesa ensina que a marca da coisa certa é que, ao fazê-la, você permanece inocente. Se suas ações causam danos a outras, não são éticas.

Portanto, gentileza, autovalorização, respeito aos seus próprios valores, ética e autoconhecimento são ingredientes fundamentais para você ter um bom ambiente de trabalho, para você saber como está contribuindo nesse mundo e para você sentir-se satisfeito consigo mesmo. Se expandirmos um pouco mais podemos, com o mesmo olhar, direcionar nossa consciência para as outras áreas de nossa vida.

2 comentários:

  1. Oi Zeze ! Td bem com vc? Estou com muitas saudades das aulas e da nossa turma . Adoro seu blog . Vc consegue tocar a alma . Não deixe de escrever sempre . Bjs
    Namaste

    ResponderExcluir
  2. Oi Zezé,
    Muuiittoo bom seu texto sobre Satisfação no Trabalho!
    Tentei deixar um coment, mas o blog está pedindo conta google...
    Beijo,
    Até dia 29/3...rsrs...
    Dri


    "Encontrar um trabalho certo para você é uma das maneiras mais seguras de se realizar.
    Todos temos talentos particulares e descobri-los e determinar como usá-los contribui para a sensação de significado e objetivo na vida cotidiana.
    Um trabalho significativo é parte integrante da vida significativa."

    ResponderExcluir