Dentro de mim existe um lugar onde vivo inteiramente só
e é lá que se renovam as nascentes que nunca secam.
P.Buch

15 de maio de 2010

Aprendendo com o outro

Nesses 15 anos dando aulas de inglês “in company” principalmente, vivi tantas experiências que dariam para escrever um livro. Aprendi tanto nessas 16.000 aulas com os alunos que, confesso, me transformei numa outra pessoa. Foram tantas as gratificações que quando olho pra minha profissão sinto-me totalmente realizada. E, pra mim, realizada no trabalho significa que o que faço tem um sentido maior do que simplesmente ganhar dinheiro. Significa eu sentir que trabalho para o planeta e que o que eu faço deixa as pessoas e a mim melhores.

Como num filme, lembro de olhos de alunos espantados ao perceber que assimilaram algo que não tinham conseguido assimilar, alunos orgulhosos por conseguirem dar os primeiros passos nesses caminhos de palavras até então desconhecidas que se juntam umas às outras numa gramática diferente, dançando num som nunca ouvido e revelando uma outra cultura. Alunos cuja auto-estima melhorou porque se sentiram capazes de ir além de onde estavam. Alunos que conseguiram olhar para dentro e perceber onde é que estava o bloqueio que impedia de ver outra língua. Alunos que choraram de alegria por descobrirem que eram capazes de dar um salto na língua inglesa e, consequentemente, em suas vidas. Tive várias oportunidades de ouvir suas histórias tão interessantes de vida. Foram muitas as histórias de cada um...
Como eu não sabia muitas vezes o que dizer, eu fazia perguntas e eles respondiam e se descobriam capazes. Capazes de ir mais além.

E foi por causa dessas experiências que comecei a me interessar pelo coaching. Coaching é uma nova profissão que surge por causa da necessidade que as pessoas têm de ir mais além de suas possibilidades, de descobrir e desenvolver novas competências, tanto no âmbito profissional como no pessoal. E hoje há muitas pessoas que desejam reavivar sua vida, saindo da postura de vítima e assumindo responsabilidades pelo seu próprio desenvolvimento. No trabalho de coaching a pessoa é inspirada a aprender novos comportamentos e crenças que aumentem sua qualidade de vida.

Descobri, através de meus alunos e do coaching que todas as pessoas querem melhorar, apesar de muitas vezes não saberem como.

Nesse momento lembro-me de uma aluna que por coincidência é minha sobrinha-neta e que teve aulas comigo desde 12 anos. Amanhã, com quase 22 anos, ela parte para os Estados Unidos para ter uma experiência de um ano. Ela leva na mala todas as nossas aulas e nossas trocas - e eu fico aqui com seus olhos de menina curiosa das coisas da vida e da língua inglesa e que me estimulam internamente a acreditar que a gente, de alguma forma, pode contribuir para que os sonhos das pessoas sejam concretizados.

“O ser humano é geneticamente programado
para ir atrás de melhoria e progresso.”
Rhandy Di Stefano

6 comentários:

  1. E eu tive o privilégio de ser uma de suas alunas. Aprendi muito - não só sobre gramática inglesa (rs) - e sou muito grata a isso.
    Thanks! ;)
    Bjs

    ResponderExcluir
  2. Adorei o texto, Zezé :)
    E já é certo que você também faz parte da concretização dos meus sonhos!
    abração.

    ResponderExcluir
  3. Zezé meu "contrato" com vc era de aulas de inglês.... Mas por tantas vezes foi psicologa... amiga.. ouvinte...Chorei tantas vezes e quase morri de rir tbm..... Aposto como vc ainda se lembra que "a faca nunca foi minha amiga!!!" Muito obrigada.... super beijo!!!

    ResponderExcluir
  4. Zezé,

    É isso aí, É bom demais fazer "a diferença" na vida das pessoas.

    Beijos,

    ResponderExcluir
  5. Bom, Zezé,
    Se ainda não lhe disse, vou dizer agora. Obrigada por ter contribuído para o crescimento das minhas duas filhas e não foi só com o aprendizado da língua Inglesa, mas com a sementinha da vontade de descobrir os lugares e a ser uma pessoa melhor. Beijos!!!!

    ResponderExcluir
  6. Zezé,

    Acho que ainda não estou muito familiarizada com "Blogs", de qualquer forma o comentário anônimo foi meu. rsrsrsrsrsr Beijos

    ResponderExcluir