Dentro de mim existe um lugar onde vivo inteiramente só
e é lá que se renovam as nascentes que nunca secam.
P.Buch

1 de agosto de 2010

Curar

Já faz um bom tempo, um amigo, que talvez leia esse blog, me falou sobre o livro Curar (o Stress, a Ansiedade e a Depressão sem Medicamento nem Psicanálise) do doutor David Servan-Schreiber. Como sempre leio livros que me indicam, pois acredito que eles vêm na hora que mais precisamos, lembro que comprei imediatamente, li e gostei muito. Este final de semana, num curso que estou fazendo, também falaram deste livro e fui folheá-lo novamente e ler aquelas linhas que eu grifo para justamente ler de vez em quando.

Aí resolvi transcrever aqui uma pequena parte do grande conteúdo, que fala sobre a “A grande conexão”.

Vamos a ele:

“A vida é uma luta. E é uma luta que não vale a pena ser travada se for apenas pelo nosso próprio bem. Estamos sempre procurando algum significado para além do tédio de sermos nós mesmos. Precisamos de uma razão para além da mera sobrevivência para podermos continuar vivendo.

Hoje vivemos em meio a uma tendência mundial centrada no ego, no desenvolvimento individual, na psicologia individual. Os valores-chaves são autonomia, independência, liberdade individual e auto-expressão...

Tais valores encontram-se em ascensão desde as revoluções Americana e Francesa no final do sec. XVIII. Naturalmente, contribuíram para que muitos aspectos da vida mudassem para melhor... mas quanto mais caminhamos nessa direção, mais claramente vemos que a liberdade individual tem um preço. O custo dessa busca sem trégua pela autonomia é o isolamento, o sofrimento e a perda de significado.

Nos últimos trinta anos. a sociobiologia demonstrou que nossos genes são altruístas. Nossa preocupação para com os outros e a paz interior que ela traz são parte de nossa feitura genética... O altruísmo é, em primeiro lugar, uma experiência sentida no corpo... Quando um computador mede a coerência cardíaca, observamos que o modo mais simples e mais rápido de o corpo estabelecer coerência é vivenciando sentimentos de gratidão e carinho pelos outros.

Madre Tereza disse: 'Não procure ações espetaculares. O importante é a doação pessoal. O importante é a qualidade do amor envolvido em suas ações...'

O psicólogo Abraham Maslow no fim de seu estudo sobre indivíduos saudáveis, psicologicamente equilibrados, conclui que o último estágio do desenvolvimento pessoal é alcançado quando o sujeito realizado começa a se voltar para os outros... A melhor maneira de se tornar auxiliar é se tornando uma pessoa melhor. Mas um aspecto necessário para se tornar uma pessoa melhor é ajudando outras pessoas. Assim uma pessoa pode e deve fazer as duas coisas simultaneamente.

Quando sentimos de um jeito visceral – emocionalmente – a conexão com aqueles à nossa volta, nossa fisiologia automaticamente atinge a coerência. Ao mesmo tempo quando ajudamos a nossa fisiologia a alcançá-la, abrimos a porta para novas maneiras de compreender o mundo que nos cerca... Esse é o portal para a realização do self – sem stress, sem ansiedade e sem depressão.”

3 comentários:

  1. tava indo dormir e desligando o computador quando pensei: será que Zezé atualizou o blog? vou dar uma olhada!

    :) valeu demais!
    adorei!
    beijos

    ResponderExcluir
  2. E viva o altruísmo! =D

    Beijo grande

    ResponderExcluir
  3. Muito legal! Vou repassar para algumas pessoas queridas.
    bju

    ResponderExcluir