Dentro de mim existe um lugar onde vivo inteiramente só
e é lá que se renovam as nascentes que nunca secam.
P.Buch

31 de outubro de 2010

Entrega


Rafaela dormindo, sem apegos.
 Estive pensando como o ato de dormir está relacionado com o ato de se entregar e de se desapegar. Quando dormimos, desapegamo-nos de nossa atividade, dos nossos controles e de nossos papéis. E nos entregamos a algo que não sabemos o que é, sem ter garantia alguma de que vai ser bom.

Não dormir bem pode causar nervosismo, irritação, medo, ansiedade, intestino preso etc. Ouvi em uma palestra de Claudia Regina Gonçalves que essas queixas podem ser derivadas de algo em nossa vida de que não queremos nos desapegar, que estamos inflexíveis com alguma situação, que estamos muito apegados aos detalhes, principalmente quando somos perfeccionistas.

Algo em nossa vida acontece que nos deixa triste e então nos apegamos a essa tristeza e tentamos deixar essa situação da maneira como achamos certo para que não soframos mais a dor. Se multiplicarmos por todas as situações que nos causam mal, podemos concluir que estamos o tempo todo tentando consertar coisas ao nosso redor para que a gente não sofra com aquilo que achamos que esteja errado.

Ufa! Temos que fazer muita coisa e nos esvaímos tentando, nossa energia simplesmente se evapora.

O que há então de errado em querer fazer algumas coisas para consertar o mundo? Nada! Desde que você faça algumas perguntas antes como: por que é que eu quero ajudar essa situação ou essa pessoa? Estou dando o que o outro quer ou o que eu acho que o outro precisa? Estou fazendo isso para que assim eu não sinta a dor que eu estou sentindo? Quem garante alguma coisa?

Na verdade, só podemos fazer algo de bom paro o outro quando estamos também nos trabalhando, nos percebendo. Senão, fica só um fazer pelo fazer que não atinge a essência do outro. E assim nada muda.

Ajudar o outro precisa ser um ato de amor. Um ato que saia de seu coração. Só depois que você sentiu e percebeu o que o outro precisa é que você pode fazer alguma coisa que, muitas vezes não é o que você acha que seria bom para o outro, mas é o que o outro consegue acessar nesse momento. O resto é desperdício de energia. Da sua energia.

Então, para dormirmos bem, temos que exercitar esse ato de desapego com todas as coisas, pois apego gera rigidez. Exercitar também a não impor rigidamente nossas idéias e nos tornarmos mais flexíveis. Abraçar a incerteza, cultivar a segurança interior.

“Só dorme bem quem aprende a repousar dentro de si.”
 (Augusto Cury)

Nenhum comentário:

Postar um comentário