Dentro de mim existe um lugar onde vivo inteiramente só
e é lá que se renovam as nascentes que nunca secam.
P.Buch

13 de novembro de 2010

Sem controle

Li um artigo da Alun Illumini - enviado pela minha querida amiga Sandra Felicidade - que fala sobre o medo do futuro. Ele veio em inglês e fala sobre um dos nossos grandes desafios que é lidar com a nossa necessidade de controlar tudo, de controlar o futuro. Também sobre isso falava com minha aluna/amiga Priscila, com uma outra querida e eterna amiga Cristina e com minha querida mãe que eu tanto admiro. Portanto, essa semana foi mesmo de grande aprendizado sobre esse assunto pra mim. Em todas essas conversas identifiquei facetas diferentes da mesma dor. Como cansamos tentando controlar tudo à nossa volta! Como deixamos nosso corpo tenso, duro, por tentarmos consertar tudo que achamos que está errado e então garantir o futuro tranquilo para nós e para todos aqueles que conhecemos.

Mas será mesmo que podemos controlar isso? Temos medo de ser desapontados em nossas expectativas. Temos medo de que as coisas não saiam do jeito que planejamos por achar que é assim o correto. Precisamos controlar tudo ou então tudo desabará! Imagine quanta energia gastamos para não deixar nada sair dos trilhos... Mas eis que de repente temos uma surpresa! Mesmo fazendo tudo, tudo incansavelmente, não temos garantias de que as coisas saiam exatamente como planejamos. Então vem a frustração, a impotência, a ansiedade que se não soubermos como lidar, nosso corpo físico saberá.

“A vida se desenrola em sua própria maneira suave. Da mesma forma que uma muda de árvore não dá frutos, uma vez que precisa primeiro crescer em tamanho, criar alicerces fortes e maduros, também precisamos nos dar uma base forte, crescer em experiência e maturidade. Precisamos aprender a aceitar que não podemos saber que coisas vão acontecer para nós no futuro porque ainda não aconteceram.”

Podemos então lembrar do dia em que respiramos pela primeira vez para começar essa misteriosa viagem. Tudo era surpresa! Não tínhamos sentimentos de medo sobre a segurança e nem de não sermos capaz de lidar com ela. Talvez se soubéssemos tudo o que iríamos aprender e como iríamos aprender, não tivéssemos coragem para prosseguir essa viagem maravilhosa que é a nossa existência aqui nesse planeta.

Se não sabemos o que vai acontecer, então o que precisamos fazer, ao invés de sentir medo, é acolher o que temos no momento presente, agir amorosamente praticando a melhor opção com honestidade e com o entendimento que temos neste momento presente. Se trabalharmos nosso medo presente e nossas expectativas e se conhecemos como nossas emoções funcionam, então não importa muito o que vai nos acontecer. Seja o que for, acolheremos com entusiasmo e com espírito de aprendiz e assim seremos capazes de lidar com esses novos eventos.

“Ao invés de ficarmos com raiva, estressados, deprimidos com alguma mudança nos nossos planos, podemos talvez agradecer a cada situação assim como chega. Quanto melhor você se sente com você mesmo, o mais provável é você atrair situações mais interessantes e/ou soluções mais eficazes para os desafios atuais também. Aproveite o desconhecido! Criar uma vida sabendo que, aconteça o que acontecer, você vai lidar com isso.

Nós somos extensões da Fonte Divina. Somos os arquitetos de nossa vida. Nós somos os criadores de nossa experiência. O que você está criando?"

Nenhum comentário:

Postar um comentário