Dentro de mim existe um lugar onde vivo inteiramente só
e é lá que se renovam as nascentes que nunca secam.
P.Buch

28 de novembro de 2010

Respiração Consciente

“Quando você aprende a respirar e a relaxar na presença de seus sentimentos, você se une à sua natureza, cura o fluxo da sua vida, sua consciência é expandida, antigos padrões de comportamento desaparecem e doenças físicas são substituídas por saúde e jovialidade.”
Unmani

Nós não estamos acostumados a perceber se respiramos bem. É um ato tão natural que na verdade nem percebemos se respiramos. O fato é que não muitas vezes respiramos curto demais e não atingimos a nossa própria profundidade.

O oxigênio é a primeira necessidade de todas as criaturas vivas sobre a Terra. Nada pode viver sem ele. E é a respiração que leva o oxigênio do ar para as nossas células e elimina o dióxido de carbono de nosso corpo. Para assegurar esse suprimento de oxigênio precisamos ter uma respiração correta que permite ao sistema respiratório trabalhar com total eficiência e prover oxigênio suficiente para a vida do corpo. Normalmente respiramos 50 vezes por minuto e inalamos cerca de meio a um litro de ar a cada inspiração. Em uma respiração profunda inalamos um volume de até 4 litros.

Os antigos yogues afirmaram que cada um de nós vem a este mundo com um número fixo de respirações, portanto o tempo de vida de uma pessoa, não é medido em anos, mas pelo número de respirações de cada pessoa e que a vida de um indivíduo é aumentada com respirações mais lentas. Sem respiração não podemos viver. Ao respirarmos pela metade, só podemos viver pela metade. Apenas 3% das substâncias desnecessárias do corpo são eliminadas pelas fezes, 7% são eliminadas pela urina, 20% pela pele e 70% são eliminadas através das respiração.

Quando temos nossas experiências emocionais, a reação mais comum é diminuir a respiração para tentar barrar as dores físicas ou psicológicas.

Quando tomamos consciência da respiração, de imediato você a prolonga e em conseqüência prolongamos a vida. Existem muitas técnicas de respiração consciente. Na verdade a respiração consciente é: “Pare e Observe” a entrada e a saída de ar durante sua respiração. A respiração consciente refresca o corpo e a mente, refresca a energia vital do corpo, limpa o sistema nervoso e o sistema circulatório, nutre as células e os órgãos e equilibra seu corpo emocional.

Segundo Leonardo Orr, a respiração consciente é uma inspiração e não uma disciplina, Não é uma marca de um produto. É ter consciência da respiração. É um poder maravilhoso dentro de nós, uma potência que sempre tivemos, que ministra uma energia especial para manter o ritmo da respiração. Essa energia especial é o sopro da vida, uma energia que cura e alimenta. Por meio da meditação ou do ritmo da respiração, você pode alcançar essa energia. É provável que o medo inconsciente e as lembranças psicofísicas que nos impedem de ter acesso a esse poder mais frequentemente. A unidade na respiração provoca uma experiência física de unidade com o Ser.

Aprender a respirar correta e plenamente, com toda nossa capacidade, é o que mais contribui para a felicidade do mundo.

• Informações tiradas do livro: Rebirthing – “O novo Yoga”

2 comentários:

  1. Conhece essa do arnaldo antunes, Zezé?


    Beijo!

    ResponderExcluir
  2. Oi, Zezé! Pra mim ainda é um desafio focar na arte de respirar... aos pouquinhos, estou melhorando... um bj

    ResponderExcluir