Dentro de mim existe um lugar onde vivo inteiramente só
e é lá que se renovam as nascentes que nunca secam.
P.Buch

23 de setembro de 2011

Cores

Assim começa a história, do livro “Para se ter uma Floresta" de meu amigo João Proteti  que eu não vejo faz um tempão. Encontrei esse livro e me lembrei de toda delicadeza que ele usa em seus trabalho de desenhos e histórias. Tão criativo, fez um livro que é, na verdade, uma grande ilustração, um livro pôster  Há muitos passarinhos e muitas árvores, mas nenhuma árvore é igual a outra e nenhum passarinho é igual ao outro.

Li uma entrevista dele sobre esse livro e adorei quando ele fala sobre a caixa de lápis de cor, pois para mim até hoje a caixa de lápis de cor tem um encanto e mistério, de onde brotam toda a criação. Nosso universo talvez tenha saído de uma caixa de lápis cor.

Diz ele: Sabe, desde pequeno que os lápis verde e azul sempre acabam primeiro nas minhas caixas de lápis de cor. Depois de adulto é que vim perceber e saber que sempre fui ecológico, sem saber que era. Sempre desenhei árvores, céu, arco-íris, caminho, chuva, passarinho, montanha, planície, mas nunca tive essa preocupação de acordar ou conscientizar outras pessoas para a questão da ecologia. Tudo que faço, faço porque preciso fazer, por mim. Claro que se as pessoas se conscientizarem da sua importância como ser ecológico vendo qualquer trabalho meu, fico satisfeito. Desenho árvores e pássaros desde sempre e acho que eles estavam prontos e armazenados aqui dentro. Neste livro desenhei e colori um a um, com tamanha alegria que me esqueci de contar o tempo. Não sei quantos lápis usei, mas foram muitos. Tão bom tê-los esparramados na mesa por seis meses e fazê-los virar árvores, passarinhos, chuva, semente...

Os passarinhos não são baseados em passarinhos reais. Quem me dera que eu fizesse passarinhos belos como os de Deus! E eu gosto de todos, por igual.

O video abaixo é da música "Passaredo" - letra de Chico Buarque e música de Francis Hime que fala o nome de muitos pássaros.


3 comentários:

  1. Oi Zezé,

    Nosso amigo Proteti, além de fazer esses trabalhos lindos com lápis-de-cor, tem o dom de criar arco-íris, mesmo quando a vida está mais cinzenta...
    Bjs
    Maurício

    ResponderExcluir
  2. Zezé,
    Como está?
    Te imagino feliz e tranquila, pelo que vejo no teu blog.Estou te escrevendo para agradecer pela postagem do livro da Floresta. Muito obrigado!
    Uma vez, numa escola, uma criança me disse que não sabia que era tão fácil ter uma floresta. Que era só seguir a receita!
    Então, depois daquele dia, virou meu livro de receita de como se ter uma Floresta.

    Agora, ando com mais tempo. Vamos marcar um café?
    Abraço,
    João Proteti

    ResponderExcluir