Dentro de mim existe um lugar onde vivo inteiramente só
e é lá que se renovam as nascentes que nunca secam.
P.Buch

26 de abril de 2010

Um Mundo de perguntas é um mundo de possibilidades

Estou lendo um livro que fala da importância das perguntas. Sabe aquelas perguntas que fazemos a nós mesmos? Que roupa vou vestir? Será que eu vou me sair bem naquele encontro? E se eu não conseguir? O que será de mim? Estamos a todo momento com essas perguntas nos rodeando. O tipo de pergunta que fazemos internamente, quando estamos num momento impactante, nos leva a dois caminhos diferentes onde o resultado, se escolhemos o caminho do Aprendiz, é o sucesso, mas se escolhemos o caminho do Crítico é o “atoleiro”. Daí a importância de observar os nossos pensamentos. “A melhor maneira de resolver um problema é fazer boas perguntas”, diz a autora do livro.

As boas perguntas nos expandem, nos levam além das nossas crenças. As perguntas ruins nos limitam, nos paralisam. Veja um exemplo: se você está numa situação de dificuldade no trabalho, uma pergunta ruim que te levaria ao atoleiro seria: o que eu fiz pra merecer isso? Outra: quem meu chefe pensa que é pra fazer aquilo? Ou ainda: de quem é a culpa? Perguntas que te levariam ao sucesso seriam: que mais eu poderia pensar sobre essa situação? O que esta situação precisa? O que eu posso aprender com isso? O que eu realmente quero? Quais são as minhas opções?

Quando tomamos esse caminho do Aprendiz algo acontece e nos impulsiona, nos arejamos, mudamos paradigmas e nos expandimos. Quando expandimos, tocamos aquela parte de nós que ainda não conhecíamos e que carrega novas e brilhantes possibilidades.

Ainda estou no meio do livro e estou empolgada. É uma maneira diferente de olhar para nossas crenças e tentar modificá-las, abrindo nossas mentes e nos conectando com as pessoas.

Nome do livro: Faça as perguntas certas e viva melhor – Marilee G. Adams

3 comentários:

  1. Oi Zezé,

    Compartilho do mesmo pensamento. Constantemente utilizo as perguntas para chegar ao melhor caminho e é bem legal porque aprendo muito com a variedade de possibilidades que chego.

    Beijos,

    ResponderExcluir
  2. Oi Zeze', A pra'tica proposta por este texto, tambe'm me fez refletir em como as perguntas erradas, geralmente tendem a colocar a responsabilidade fora de no's(nos outros, no mundo, em circunstancias, etc). As perguntas certas por seu lado, na maioria dos casos, nos fazem olhar de frente para no's mesmos e nos convidam 'a assumir a responsabilidade sem culpa pelo que acontece e o que pode acontecer daqui em diante. Cristina

    ResponderExcluir
  3. Oi Zeze queria agradecer a forca e parabeniza-la pelo Blog, ta bem legal e com uma mensagem bem, como posso colocar...hum... abrangente e Integral, incluindo todos e tudo! Abraco Ana Crisitna Atanes

    ResponderExcluir