Dentro de mim existe um lugar onde vivo inteiramente só
e é lá que se renovam as nascentes que nunca secam.
P.Buch

18 de junho de 2010

Trabalho - Entusiasmo

Muitas pessoas procuram o coaching profissional desmotivadas, pois não conseguem concretizar as vendas. Focados no resultado somente, sem conseguir ver outras possibilidades, ficam frustrados e sem entusiasmo.

Entusiasmo como sabemos é uma palavra que vem do grego e significa “com Deus dentro”. A falta de energia está relacionada com nosso baixo nível de consciência. Não sabemos por que e para que existimos. Não reconhecemos nossos clientes. O desânimo é um indicativo que estamos exigindo pouco de nós mesmos. De que temos muito mais a oferecer.

É da natureza humana nos sentir útil, servir, criar e levar uma vida distante da mediocridade. Somos seres em busca de significação, de algo que nos torne influentes e nos dê um sentimento de capacidade e estima. Queremos ter uma história da qual possamos nos orgulhar. O resultado de nosso trabalho significa muito pouco se custa o sacrifício de nossa integridade.

Para isso precisamos estar conscientes de nossos valores, aqueles que nos fazem agir. Os valores são as sementes da nossa alma e os traduzimos através de nossos pensamentos, da nossa fala, dos nossos sentimentos e da atitude.

O trabalho, quando ele é congruente com nossos valores pessoais, é uma fonte de energia. Todos nós queremos mais do que só receber o salário no fim do mês. Queremos viver nossos valores. Só aí as tarefas começam a ter significado e deixam de ser enfadonhas e podemos recriar nosso jeito de trabalhar todos os dias.

Ir um pouco mais além significa uma tomada profunda de consciência. Significa por exemplo, deixar de trabalhar para os clientes e passar a trabalhar com os clientes trocando informações, conhecimentos e experiências.

Ninguém se importa com quem não se importa.

No vídeo abaixo podemos ver claramente como você pode mudar o paradigma do que é criatividade, de como estar coerente com seus valores, de como se deve relacionar com o cliente e, acima de tudo, como ser feliz com seu próprio trabalho.
(post baseado em algumas idéias do livro Metanóia de Roberto A. Tranjan)

5 comentários:

  1. Parabéns Zezé
    Sempre contribuindo para o desenvolvimento do SER HUMANO em sua potencialidade.

    ResponderExcluir
  2. Acredito muito nessa coisa que passa de pai pra filho! Vejo muito isso em nossa família.

    Um beijo,

    Silvana

    ResponderExcluir
  3. Adorei o texto e adorei o vídeo!!!
    Beijos

    ResponderExcluir
  4. Muito lindo, lembrou meu pai no armazém dele.
    Cidinha

    ResponderExcluir
  5. Gostei muito do seu texto e do vídeo - que mostra a sabedoria de quem não esqueceu que o importante é "falar com a própria aldeia". Sandra

    ResponderExcluir