Dentro de mim existe um lugar onde vivo inteiramente só
e é lá que se renovam as nascentes que nunca secam.
P.Buch

2 de abril de 2012

Sustentação

Não adianta, a vida é cheia de eventos que às vezes julgamos agradáveis e às vezes desagradáveis. Desde crianças temos desafios para enfrentar e, se os pais permitirem sem nos superproteger, vamos aprendendo logo cedo como podemos lidar com eles. As crianças que têm tudo o que querem sem o mínimo de esforço para conseguir, desenvolvem uma baixa resistência à frustração, tornando-se rebeldes e adultos infantilizados, sem conseguir se adaptar em diversas áreas de suas vidas. Se somos impedidos de viver frustrações quando crianças teremos de aprender na vida enquanto crescemos. Resiliência é a palavra usada hoje para dizer o quanto temos de sustentação interna para lidar com os diferentes eventos da vida e com as emoções que delas surgem e para nos adaptarmos às mudanças externas, superarmos obstáculos.

Refletia sobre isso ao fazer a postura do Pilar do Yoga. Como é desafiante você ficar com suas pernas esticadas para cima formando um ângulo de 90 graus com o solo. Sentir tranquilidade na respiração enquanto você está numa posição diferente do dia a dia. Permanecer ali, enquanto tudo começar a esquentar. As pernas querem cair, mas você as alinha, e as mantém ativas e firmes através do abdome e da respiração.

Precisamos do Pilar porque precisamos de sustentação, que é a autoconfiança, disciplina e alinhamento. Precisamos de sustentação para segurar aquilo que é nosso. Ninguém vai viver a minha história, só eu posso fazer isso. E como dizia meu pai, “já que isso é meu e nada pode ser feito para modificar, vou viver de cabeça erguida até o fim, com coragem e cumprir minha missão, sem reclamar”. Essa aceitação do imponderável é também uma compreensão dessa sustentação interna do que já foi e do que virá em nossas vidas.

Às vezes a morte de um pai, de uma mãe pode nos dar a sensação de que perdemos essa sustentação, de que estamos no vazio. Mas é nesse vazio que posso enxergar o quanto de sustentação eu construí em mim. O que todos os eventos que vivi me tornaram? Em que paisagem eu escolho deitar meu olhar?

Se eu me permito viver a vida com todos os acontecimentos que me vêm, optando pelo aprender, pelo autoestudo, pela curiosidade e criatividade em seguir novos caminhos, faço disso um pilar interno que me sustenta e me alinha.

Se eu me sustento, deixo o outro, deixo a criança se sustentar também. Se não me sustento, me dependuro nas pessoas e, ao mesmo tempo em que sobrecarrego o outro, não descubro a beleza de ser inteira.

5 comentários:

  1. Como é difícil ser um pilar! Vivenciar nossos medos e nossas inseguranças!

    ResponderExcluir
  2. Querida Zezé:
    Esta árvore do teu texto me lembra a frase:
    "Inanna, gepetha, watom shibista" (soa assim em aramaico)que significa:
    "Eu sou a uva, o galho,o vinhedo".E todo amplo entendimento que qualquer pessoa possa fazer desta metáfora.
    Esta metáfora me traz um cenário de continuidade e uma aproximação a um sentimento de totalidade.
    Também uma vivência do sentido do SER.
    Nossos pilares internos são feitos de uma matéria prima luminosa obtida de cada experiência vivida (com outros seres) que ao mesmo tempo de haver-nos influenciado como indivíduos singulares que somos nos acolheu num vinhedo humano.

    Existe um sentimento de continuidade que nos faz celebrar o que recebemos e encaminhar aos outros com mais alegria o que multiplicamos com nossas próprias mãos, verdade?
    Hoje me pergunto a cada dia pensando nesta inteligência de Gaia: Quál a nossa missão humana?
    E após uma chuva de cometas de idéias e de cenas sociais trágicas e belas apenas respiro e penso nestes vinhedos recebendo ar puro.

    Visualizo ás chuvas que nele caem e nesse sol, e nesse agricultor colhendo, e no cheiro mineral da terra ,na mesa dos amigos servindo o líquido avermelhado (e em qualquer rincão do mundo) e nas histórias que se contam e...e...e...

    Pensar que cada árvore pode vir de uma semente. E antes de alguém que encontrou esta semente, e antes de um pássaro que a arrojou.
    Antes caiu de dentro de um fruto que veio depois de uma flor, que cresceu no galho o qual se desenvolveu de um tronco principal... que veio de uma raiz... que brotou de uma semente-luz...

    Vamos crescendo e brindando pela continuidade da vida presente em cada ser, sejam no estado e dimensão que se encontrem cada um.

    Abraços da Eliana
    www.ecoaldeia.org

    ResponderExcluir
  3. Lindo Eliana
    Obrigada por nos brindar com tão belas ideias. Que nossas sementes se espalhem e surjam lindas árvores que nos tragam sombras de paz. Somos ligados a toda essa natureza de profunda doação...
    Bjs
    Zezé

    ResponderExcluir
  4. Obrigada Zeze' pela o'tima reflexao sobre a capacidade de cada um em se sustentar. Uma boa maneira de se comecar o novo mes e a semana.
    Abraco

    ResponderExcluir
  5. Querida Zézé,
    Esta árvore é um lindo pessaegueiro em flor perto de minha casa...
    bjs

    ResponderExcluir