Dentro de mim existe um lugar onde vivo inteiramente só
e é lá que se renovam as nascentes que nunca secam.
P.Buch

18 de novembro de 2012

Música


A música sempre fez parte de minha vida. Como não tínhamos televisão – sim jovens, houve um tempo na humanidade em que muita gente não tinha televisão, ela só apareceu em casa quando eu tinha 12 anos e uma das primeiras coisas que assisti foi o homem pisando na lua dizendo: “Esse é um pequeno passo para um homem e um grande salto para a humanidade” eu nem entendia muito o que isso queria dizer, mas me lembro de meu pai pensando que aquilo só podia ser uma montagem. Não era. Lá estávamos nós alcançando nosso satélite e eu aqui na terra fazendo minhas descobertas internas que me impactavam muito mais. Como não tínhamos televisão, repito, a gente ouvia música no rádio.

Ainda me lembro que foi num balanço no quintal de minha casa, no Parque Industrial, quando o rádio de casa tocava uma música do Trio Esperança, de repente percebi, nos meus 10 anos de idade que aquela música não era só um amontoado de palavras, as palavras contavam uma história! Corri para dentro de casa, subi em uma cadeira e comecei a virar o botão do rádio que ficava em cima da geladeira. Mais música e mais histórias dentro da música, outra estação, outra música com histórias e mais e mais. Definitivamente tinha descoberto ali a poesia dentro da música.

E a partir daí um mundo mais intenso e vibrante se descortinava dentro de mim. Entrei para o “Canto Orfeônico” no grupo escolar que ficava a duas quadras de casa. Lembro que, além do Hino Nacional, do Hino da Bandeira, do Hino do Índio, também cantávamos Roda Viva de Chico Buarque e eu me imaginava na roda gigante do parque de diversão que ficava na outra esquina da rua de casa. E amava cantar mesmo que ainda não alcançasse a outra roda gigante de que Chico falava. Em casa todos gostavam de cantar. Minha irmã Nadir cantava no Circo Irmãos Almeida e ganhava prêmios. Aos domingos ela ia ver o Renato e seus Blue Caps na rádio e me levava. Eu amava. No ginásio (equivalente hoje ao período do 6º ao 9º ano), eu e minhas amigas tentávamos tirar a letra, ouvindo no rádio, de todas as músicas de Raul Seixas e, depois, íamos comparando pra ver se tínhamos pegado a música certinha. E fazíamos isso com Chico Buarque e dávamos para a professora de Português, porque já que era inevitável ter que fazer exercícios de análise sintática, então que fosse nas letras de gênio Chico Buarque. E a professora vez ou outra aceitava nossos apelos.

E foi nos anos 80 que entrei para o Coral de Campinas – Coca, e como era bom cantar. E cantamos, entre tantas outras, a Nona Sinfonia de Beethoven.

Até hoje descubro muita coisa boa. Música alimenta a alma, descansa os músculos, deixa a mente serena.

E nesse fim de semana fomos até Belo Horizonte ver o show do Uakti tocando Beatles. Que coisa linda! Com seus instrumentos próprios, todos construídos pelo meu amigo Marco Antonio Guimarães, um gênio. Eles conseguem tirar a essência das músicas, mesmo dessas que já foram tocadas indefinidamente e com tantos arranjos diferentes por músicos de todas as nacionalidades. Tanta sensibilidade nas delicadas notas retiradas daqueles instrumentos estranhos, me envolveu demais. Causa surpresa como eles conseguem tirar de algo como madeira, vidro, água, tubos de PVC e outros materiais tanta poesia, mostrando que, sim, a música, o som está contido em tudo nesse universo e talvez para além desse universo. E eles tiram o excesso de todas as coisas e só deixam a música, pura.

Eu me senti no balanço do quintal de casa, fazendo descobertas em mim mesma, ampliando minha sensibilidade, expandindo meus ouvidos e abrindo meu coração. Obrigado Uakti.
 
 

2 comentários:

  1. Eu também gosto muito de música. Quando criança eu brincava de cantora e eu era Nora Nei, e cantava a música dela que fazia sucesso. A música acalma, faz sonhar, claro, as de boa qualidade.Na biodança nós(minha turma) cantamos e dançamos muito. Fiquei feliz que vcs. curtiram o passeio. Com carinho Rudi.

    ResponderExcluir
  2. Adorei, Zezé :)
    Realmente, música alimenta a alma.
    Eis o que estou curtindo hoje:
    http://www.youtube.com/watch?v=HYg96PVslC4&feature=related
    Um beijo

    ResponderExcluir