Dentro de mim existe um lugar onde vivo inteiramente só
e é lá que se renovam as nascentes que nunca secam.
P.Buch

30 de dezembro de 2014

2015


Ok, ok, mais um ano se foi e o ano novo começa. Mas no fundo no fundo não é um dia que faz com que a gente mude de postura diante da própria vida, que renove propósitos, que atualize sentimentos, que perdoe  pessoas e a nós mesmos e que se livre de velhos hábitos. Tudo isso é um processo que precisa de uma determinação e permanência na postura. 

E por que queremos mudar alguma coisa em nós ou em nossa vida?  Muitas vezes buscamos segurança, uma casa, um emprego etc e esse desejo toma uma grande parte de nosso tempo e nos dá a sensação de estarmos protegido.

Buscar condições para viver a sua missão, ajudar sua família, a sociedade é um ato muito importante, mas quando conseguimos isso percebemos que ainda não estamos assim tão felizes e fica faltando algo mais. E, porque estamos seguros, começamos então a buscar prazer, desejo, divertimento, a realização dos sentidos. E isso também é muito importante. Mas ao colocar o foco da vida nesses dois pilares – segurança e prazer - chega um dia que questionamos o nosso comportamento para a aquisição disso e ainda assim há uma espécie de vazio que vamos camuflando, tentando conseguir mais segurança e mais prazer e tendo como resultado mais insatisfação.  Por que será?  Conquistamos tudo que pretendíamos, adquirimos tudo que sonhamos e ainda assim, um vazio permeia nosso ser.

Acho que nesse momento entra o dia do ano novo, quando fazemos um balanço de como estamos vivendo nossas vidas e achamos que precisamos mudar. Pensamos se as nossas atitudes para adquirir segurança e prazer são adequadas, se não ferimos nós mesmos e/ou outras pessoas, se não roubamos todo nosso tempo focando só esses dois pilares, se conseguimos olhar para outras facetas da vida, para nosso corpo físico, nossa área familiar, psicológica, intelectual, social, íntima, espiritual. Começamos a questionar os valores universais – aqueles que são verdades aqui, na China ou no Himalaia hoje, ontem e amanhã.

A coerência com que usamos esses valores e as ações em nossas vidas é a mesma quando analisamos a vida dos outros? Será que a vida que levamos está fazendo sentido neste momento? Com certeza, o que esperamos das pessoas, elas também esperam de nós. A vida, a nossa maneira de ser é adequada com a nossa história,  nossas experiências, com a estrutura onde vivemos? Há ferramentas dentro de nós para que possamos mudar alguma coisa? 

Esses são os questionamentos que, geralmente, aparecem neste último dia do ano. Mas isso não quer dizer mudança e sim uma constatação de que se sentir insatisfeito com a nossa vida não é o resultado que queremos nem para o final do ano, nem para o início do ano e nem para o resto de nossas vidas.

Então como começar esse processo de entendimento de mim mesma para que o se sentir satisfeito aconteça naturalmente? Não dá pra forçar estar satisfeito, ser completo, ter novos hábitos, perdoar etc.  Isso tudo é consequência de um entendimento de como funcionamos e que sistemas de crenças estão por trás de comportamentos inadequados que afloram tanta dor. 

É preciso entender como nossa mente funciona, como eu reajo quando as coisas não acontecem como minha mente gostaria e como reajo quando acontecem exatamente como ela queria.

Algumas coisas podemos mudar, outras precisamos ainda ganhar maturidade. E maturidade é quando eu percebo que não sou o centro precisando de todo mundo o tempo todo para que eu me sinta amada e aceita. Maturidade é quando eu adquiro capacidade de contribuir. Só nos tornamos uma pessoa completa quando contribuímos, saindo um pouco de nós mesmos e das nossas necessidades e olhando para a outra pessoa, não pelo que eu quero dessa relação, mas por quanto eu posso contribuir, o quanto posso acomodar essa pessoa dentro de mim.

Dessa forma, entendemos que fazemos parte de um todo. A pessoa inteira que eu sou, eu acolho. O que puder transformar, eu transformo. Mas, antes de transformar, a primeira coisa que faço é modificar a minha mente que é a causadora dos problemas. Mas é ela também que vai nos levar a compreensão do que é o Real, o Absoluto ou seja lá que nome damos àquilo que fundamentalmente você é.

A compreensão de como nossa mente funciona e a percepção de que algo mais  envolve tudo o que somos é que transforma completamente nossa vida. A gente não se vê isolado mas, sim, encaixado numa ordem cósmica completa onde temos um papel a cumprir.

O que faz nossa vida significativa é apreciar o melhor de nós mesmos, aceitando a pessoa que somos e transformarmos nossa mente no que for possível.  Assim, a transformação não se faz em um dia. O que pode haver é sim uma intenção e, a partir daí, um processo intenso de determinação e de amor.

Desejo para 2015 e sempre que todos os seres sejam felizes.

Desejo a você
Márcio Assumpção

Desejo a você
que seu “ancoramento” seja maior que a distração
que sua coragem seja maior que o medo
que sua iniciativa seja maior que a inércia. 
Desejo que os seus sentimentos sejam baseados no amor
que haja mais compreensão do que críticas
que haja mais entrega do que egoísmo.
Desejo que sua força para mante e construir qualquer coisa
seja maior que a fraqueza para destruir
e mesmo que destruam o que você construiu
que sua força para recomeçar seja maior que a mágoa.
Desejo que a sua busca por autoconhecimento
seja maior do que o medo de se olhar
que a fé  seja maior que a crença
que a compaixão seja maior que a pena.
Desejo que o seu escutar seja maior que o falar
que o seu cantar seja maior que o gritar
que o silêncio o conduza ao encontro do Absoluto.
Desejo a você
que tenha desapego para deixar o passado passar
que tenha calma para deixar o futuro chegar
e que tenha sabedoria para viver o presente.
Desejo que o seu maior “desejo”
Seja o de se libertar do egoísmo e se abrir para a luz interior.
Om Tat Sat.

17 comentários:

  1. Quanta clareza Zezé, muito bom, obrigada!!!
    Feliz 2015!!!
    Beijo,
    Dri

    ResponderExcluir
  2. Zezé, desejo mesmo que a gente se encontre mais em 2015 e possamos aprender juntas o que a vida ainda nos reserva!!! Um grande ano pra você com muita paz e felicidade. Um grande beijo!
    Helena

    ResponderExcluir
  3. Adorei, Lindo, como tudo o que você escreve. Feliz 2015. Bjs
    Roseli B.

    ResponderExcluir
  4. Obrigada e para vc tb um ano de Muita Luz,Paz e Saúde!
    Bjs Ely

    ResponderExcluir
  5. Zezé,
    Esse texto é simplesmente real e fantástico. Creio que estás descrevendo o que eu e muitos outros pensam, mas que não possuem a sua incrível habilidade de transcrever nosso sentimento em palavras.

    Adorei e vou compartilhar no face, ok?

    Beijos e Feliz 2015.
    Lígia

    ResponderExcluir
  6. Zezé, desejo um novo ano muito especial cheio de bençãos para vc, Ed e sua família. bj grande!!!
    Paula

    ResponderExcluir
  7. Oi Zezé!!
    Quero lhe fazer um elogio: admiro muito sua persistência e disciplina em escrever, sempre e em compartilhar seus aprendizados !
    Feliz 2015! E que loguinho você consiga um horário de inglês para mim.
    Um abraço.
    Arlete

    ResponderExcluir
  8. Querida Zezé
    Muito grato por tudo,
    beijo com carinho e um novo Ano cheio de alegrias e realizações.
    Paz e Luz!
    David

    ResponderExcluir
  9. Ótimo Zezé !!
    Um 2015 mto feliz pra vcs , com mta saúde e objetivos atingidos
    Abs
    JP

    ResponderExcluir
  10. Gratidão profunda!!
    Maria José Mathias

    ResponderExcluir
  11. Um lindo ano para você e o Ed. Feliz 2015
    Roseli

    ResponderExcluir
  12. Tudo de um mamaste
    Rosângela

    ResponderExcluir
  13. Oi Zezé!! Td bem?
    Um excelente 2015 pra vc, repleto de muita paz, amor, SAÚDE e felicidade!!
    Grande beijo

    ResponderExcluir
  14. Hello!
    Happy new year!!!
    Rosana

    ResponderExcluir
  15. Bom dia Zezé !!!
    Espero que esteja tudo bem com vocês, e que vocês tenham um 2015... e sempre ... com muitas ALEGRIAS ! SAÚDE! AMOR! PAZ!
    Eu gosto muito do seu blog, e tudo que leio e acho bom, compartilho, e o texto do Desejo a você ...de Márcio Assumpção , ele é o rapaz lá da Yoga que conheci ?
    Obrigada por dividir grandes mensagens em seu blog, pois me serve como "alertas para a vida mais plena e feliz" ... e assim sigo aprendendo sempre...e com muita FÉ em DEUS!
    Grande beijo em seu coração, e que DEUS ILUMINE SUA VIDA SEMPRE !!!
    Com carinho...
    Cris

    ResponderExcluir
  16. Olá Zezé!!
    Que você tenha um excelente 2015 também, muita saúde, alegria e sucesso!!
    Beijos
    Virginia

    ResponderExcluir