Dentro de mim existe um lugar onde vivo inteiramente só
e é lá que se renovam as nascentes que nunca secam.
P.Buch

15 de novembro de 2010

A não violência

Ainda sobre o livro que estou lendo, há uma parte que Satish fala sobre a angústia de nossa época e que a causa dessa angustia é clara: adotamos meios incorretos para alcançar fins corretos. Diz ainda que boa parte da população segue meios de violência, quer seja ela dissimulada ou não e que em geral nossa civilização é violenta, a industrialização, a centralização, o materialismo, a violência contra pessoas, animais, contra a Terra, a poluição etc.

Coloco aqui um trecho que achei interessante para saber por onde podemos começar a usar a não violência:

“A não violência deve começar na mente. A não ser que a mente esteja repleta de compaixão, a não violência não é possível. A não ser que se esteja à vontade no mundo interior, não se pode praticar a não violência no mundo exterior. Se a língua fala palavras doces para outras pessoas e não obstante, a mente as está condenando, isso então não é não violência. As sementes da não violência têm de ser semeadas na mente. Manter a mente pura é, pois, parte essencial da não violência. Uma mente pura significa uma consciência que não se corrompeu, não se contaminou e não se dilui com o desejo de controlar os outros.... A não violência da mente deve se traduzir em não violência da fala. Violência é pronunciar palavras prejudiciais, ásperas, insinceras, desnecessárias, desagradáveis e ofensivas. O uso habilidoso da linguagem é uma arte necessária à busca da comunicação pacífica. Devemos entender completamente o que os outros dizem antes de falarmos. A língua só é capaz de expressar uma verdade parcial: portanto a não violência é um guia essencial da nossa comunicação verbal. Diga a verdade, mas diga-a com amabilidade: se você não puder dizê-la com amabilidade, então fique em silêncio até aprender a arte da comunicação prática. A não violência é um princípio maior que a verdade. Podemos não saber o que é a verdade: a verdade de hoje talvez não seja a verdade de amanhã. Pratique a não violência da fala enquanto diz a verdade.

A não violência da mente e da fala leva à não violência da ação. Os fins não justificam os meios. A não violência é atenção e gentileza para com todas as criaturas.”

Não existe nenhum caminho para a paz. A paz é o caminho. 
 Mahatma Gandhi.

Não podemos resolver um problema com a mesma mentalidade e os mesmos valores que constituíram a causa inicial do problema.
Albert Einstein.

2 comentários:

  1. Oi, Zezé!
    Que bom que você está gostando do livro!
    Acabei de colocar um post sobre um papo com o Satish... quando é que vc virá pra cá, hein?
    Beijos

    ResponderExcluir
  2. Muito lindo Zezé, parabéns.
    Tudo de bom para vc.
    Bjs
    Ely

    ResponderExcluir