Dentro de mim existe um lugar onde vivo inteiramente só
e é lá que se renovam as nascentes que nunca secam.
P.Buch

18 de maio de 2011

PROFESSOR HERMÓGENES


Namaste!
No último final de semana tive o prazer de conhecer de pertinho o Professor Hermógenes lá na casa Siloé, onde o Instituto de Yogaterapia fez um evento em sua homenagem. Com 90 anos, o Professor conserva uma alegria genuína que contagia a todos. Através de sua coerência e sabedoria diante das questões da vida, que muito me emocionaram, ele transmite a paz de viver uma vida simples, com profundidade, amor e leveza.
E diz: “Não deixe sua felicidade depender daquilo que não depende de você.Veja o Bem, ouça o Bem, fale o Bem e faça o Bem. E destacou que a sociedade ideal, onde seríamos felizes, é aquela onde cultivássemos a verdade, a justiça, a paz, a não violência e o amor.

Com bom humor ensinou: “Quando for dizer: eu sou (alguma coisa) capriche bem no final dessa frase. Não permita que pensamentos negativos invadam sua mente, tirando sua paz interna.

O Professor Hermógenes fala sempre que o ser humano está sofrendo de normose, a doença de ser normal, de fazer parte da norma. As pessoas querem se encaixar num padrão. Ter o mesmo carro, o mesmo perfume, o mesmo tipo de casa de lazer. A normose está doutrinando erradamente muitos homens e mulheres que poderiam, se quisessem, ser bem mais autênticos e felizes.

Repetiu várias vezes que para nossas preocupações sem soluções devemos ter em mente o seguinte mantra e vivenciá-lo:

Eu entrego
Eu confio
Eu aceito
Eu agradeço

O Professor é uma inspiração no tocante à retidão, à ética, à amorosidade, à disciplina e à coerência.

Foi um momento muito especial para mim e agradeço ao Márcio e à Rosângela que organizaram todo o evento com muito carinho para que nós ficássemos aconchegados e usufruíssemos de tanta beleza, delicadeza e quietude





 "Se te contentas com os frutos ainda verdes,
toma-os, leva-os, quantos quiseres.
Se o que desejas, no entanto, são os mais saborosos,
maduros, bonitos e suculentos,
deverás ter paciência.

Senta-te sem ansiedades.
Acalma-te, ama, perdoa, renuncia,
medita e guarda silêncio.
Aguarda.
Os frutos vão amadurecer."

Professor Hermógenes

11 comentários:

  1. Adorei, Zezé!
    Eu entrego
    Eu confio
    Eu aceito
    Eu agradeço
    Bjos Telma

    ResponderExcluir
  2. lindos os sorrisos na foto de você com professor Hermógenes...

    Maurício

    ResponderExcluir
  3. Zezé, é incrível...
    Seus textos sempre me ajudam de alguma forma!
    =)
    Beijinhos

    ResponderExcluir
  4. Zezé – grande Professor, frase sensacional !
    Em poucas palavras ensina como atingir a “ leveza do ser “
    Minha sobrinha Paula , que mora em Jerí - CE , esteve nos visitando e adorou seu Blog
    Favor enviar os e-mails para ela também
    J.Pedro

    ResponderExcluir
  5. linda mensagem!
    obrigada!
    bjs

    Angela

    ResponderExcluir
  6. Sara Ponzini Vieira20 de maio de 2011 às 00:10

    Que bonito, Zezé. Obrigada por transmitir as palavras e as fotos do professor.
    E as suas também... Valeu muito.

    Um grande abraço,
    Sara.

    ResponderExcluir
  7. Oi, Zezé!
    Que texto - e que ser - gracioso!
    Estou de volta!!!
    Falarei com a minha mãe para marcarmos um encontro.
    Beijo grande!

    ResponderExcluir
  8. Zeze,
    Adorei seu Bolg. Alto astral como vc sempre me deixou após as aulas de inglês. E Que mensagens lindas. Que bom que vc compartilhou isso. Continue, pois, o mundo precisa de mais e mais valorização do bem e do bom.
    Abraços,
    Marcelo

    ResponderExcluir
  9. Adorei os textos e este homem cheio de amorosidade... Ele é lindo!!!
    Obrigada.
    Bjs.,
    Rita.

    ResponderExcluir
  10. Doutor lhe admiro pela sua dedicação e amor pelas pessoas e pela vida. O senhor é
    maravilhoso. bjs

    ResponderExcluir