Dentro de mim existe um lugar onde vivo inteiramente só
e é lá que se renovam as nascentes que nunca secam.
P.Buch

13 de setembro de 2010

Silêncio

Existe um lugar dentro de nós onde habita o silêncio. É lá que nos equilibramos física, emocional e espiritualmente. E aí temos controle sobre a direção que queremos dar à nossa vida. É só aí que temos verdadeiramente escolhas e entendemos que nada está fora do nosso alcance. Ao atuar a partir dessa referência interior, não somos mais atingidos pelos fatores externos.

Mas, poderíamos perguntar: onde é que fica esse silêncio? Como faço para ir até ele? A melhor resposta a gente vai ter quando começar a sentir isso. E para isso é necessário prática. Como tudo na vida, nada acontece sem que nos coloquemos com entusiasmo a praticar no sentido de desconstruir padrões mentais que adquirimos de nossos pais, família e país, ou que construímos a partir de nossos medos, hábitos e preguiças sem questionarmos. Nesse caso a prática é nos observar, entendermos como funcionamos física e psiquicamente.

Muitas pessoas vivem uma vida inteira sem saber quais são suas reações a determinados eventos, sem ter a mínima idéia do que sentem sobre esses eventos, de onde vêm estes sentimentos e nem mesmo sabem por que e para que estamos aqui. Aí fica complicado entender o que queremos. E quando não sabemos o que queremos, a televisão, a moda, os outros dizem e vamos vivendo uma vida superficial, sem satisfações.

Gosto muito desses dois exemplos que li num livro que mostra uma situação onde você, por exemplo, está insatisfeito com seu emprego e quer um novo. Você envia currículos para as agências, fala com os amigos, procura no jornal e nada acontece. Então você conclui que "não existem oportunidades para mim".

Agora imagine um caçador com dificuldade de encontrar sua caça na floresta. Se esse caçador procurar ajuda com um xamã, eles juntos examinarão o interior do caçador para encontrar a solução de seu problema, Jamais teriam o pensamentos do tipo "não existe caça na floresta”, porque eles sabem que existe. O fato é que algo dentro do caçador está impedindo que ele a encontre ou até mesmo algo esteja afugentando a caça. Neste caso, o xamã pediria ao caçador participar de um ritual a fim de mudar o que existe em seu coração e a se perguntar: “Se não há nada lá fora, será que existe algo aqui dentro?

Tenho falado bastante no blog que a prática da meditação diária é uma das ferramentas eficientes para entrarmos em contato com nós mesmos, para termos um diálogo interno. Esse é um dos caminhos que podemos chegar a esse silêncio, onde tudo se renova. E renovando seu interior, fatalmente as respostas do mundo exterior serão outras.

"Eu não sou eu,
eu sou alguém que caminha a meu lado
Que permanece em silêncio quando estou falando
Que perdoa e esquece quando estou irritado
Que segue sereno quando estou sofrendo
E que estará de pé quando eu estiver morrendo
Eu não sou eu, eu sou alguém que caminha a meu lado
E é por este alguém que devemos conspirar ..."

Um comentário:

  1. Oi, Zezé!
    Tenho meditado todos os dias e o silêncio tem me ajudado a processar todas as informações que tenho recebido, além de contribuir para o entendimento do meu próprio eu. É realmente incrível!
    Namaste.

    ResponderExcluir