Dentro de mim existe um lugar onde vivo inteiramente só
e é lá que se renovam as nascentes que nunca secam.
P.Buch

6 de maio de 2011

Dia das Mães

Coincidências à parte, perto do dia das mães, e eu acabo de ler essa citação de um livro que estou estudando para fazer uma resenha para o meu curso. O autor conta uma experiência de relaxamento e diz:

“...Essas preliminares têm como objetivo acalmar a mente, e logo meus pensamentos turbilhonam menos. Sempre consciente da respiração que vai e que vem, eu me maravilho por estar vivo, aqui e agora, num corpo humano, corpo que é formidável simplesmente por estar vivo. Depois tomo consciência de que essa vida veio até mim através de minha mãe, que a recebeu da sua, depois de sua avó, e assim por diante. Tento achar a mais remota e feliz lembrança de minha mãe, e se há conflito – é mais freqüente do que se crê – passo a geração precedente. Tento também rever minha avó, se a conheci, para que tudo seja bem concreto. Depois, me conscientizo da linhagem ininterrupta e anônima das mães e, com amor, agradeço-lhes por terem assim transmitido a tocha da vida até mim. Não um agradecimento superficial, mas uma onda de amor. Inserido nesse passado sinto-me ligado a todo o passado da vida. Todas as experiências da vida estão contidas em meus genes, em minha vida. E que incrível soma de acasos foi necessária para que eu esteja aqui e agora.”

No Yoga há vários ásanas (posturas) onde abaixamos a cabeça simbolizando que eu reconheço a minha existência e a importância fundamental que minha mãe e meu pai têm nessa minha existência. Isso, temos que honrar! Honrar o que ficou atrás para eu poder seguir com a cabeça erguida e com humildade. Eu plantei o meu corpo. Meu corpo é perfeito e se torna mais perfeito ainda se eu honro o que fui. Só vou para frente quando honro o que vem antes de mim.

Assim, tocada com o que acabo de ler, deixo aqui minha profunda gratidão e reconhecimento a todas as mulheres (Irene, Silvana, Francisca, Roza...), mães de mães que me possibilitaram estar nessa experiência aqui e agora com toda a vida e experiências vividas por todas elas presentes em mim. Portanto somos todas ligadas como somos ligadas ao planeta, ao universo, ao mar, à floresta, à terra, ao fogo e ao ar. Tudo isso vive dentro de mim.

5 comentários:

  1. Zezé, muito lindo e verdadeiro. Parabéns a todas as mães e principalmente a sua.
    Bjs
    Roseli

    ResponderExcluir
  2. Lindo!
    Bela homenagem!

    Angela

    ResponderExcluir
  3. Zezé Boa noite. Tudo bem?
    Parabéns para você também que acaba por ser mãe de muitas pessoas. Deus te abençoe, abraço e FELIZ DIA DAS MÃES
    Daniel

    ResponderExcluir
  4. Zezé, hoje li o seu blog, gostei muito. Honrar pai e mãe está contido na sua mensagem e que é um dos mandamentos de Deus, não só aos pais, mas a todos os que fizeram parte da nossa formação como pessoa, esse respeito que a geração passada sempre teve e que agora anda bem esquecido, daí a gente tem visto que o resultado não é nada consolador. Falta respeito por tudo: pessoa, natureza e Deus. Um abraço a todas as pessoas que fizeram parte de sua vida e que você respeita. Um grande abraço de alguém que agradece muito a família que teve e a que conseguiu formar. Beijos Rudi.

    ResponderExcluir