Dentro de mim existe um lugar onde vivo inteiramente só
e é lá que se renovam as nascentes que nunca secam.
P.Buch

18 de julho de 2011

Frio e Ipês

Faz um tempo que não escrevo e descobri, vejam vocês, que existem mais de 5 leitores que frequentam esse blog. Confesso que fiquei feliz.

Não existe nenhuma razão para eu ficar esse tempo sem escrever nem falta de tempo, nem falta de assunto... nada. Simplesmente aconteceu. Mas, fazendo um autoestudo percebo algumas situações que mudam meu ritmo, como por exemplo o frio.

Quando o frio começou este ano resolvi vivê-lo de modo diferente, tentando atualizar minha crença em relação a ele. Normalmente é um período que fico meio hibernada, meu corpo, por não fazer os movimentos necessários, fica espremido e os músculos doloridos. Meu ânimo também muda e fica difícil criar qualquer coisa.

Bom, esse ano resolvi fazer alguma coisa para me sentir melhor nesse período. Primeiro e o mais importante, foram os exercícios diários de Yoga para alongar os músculos, usando a respiração e concentrando no meu corpo mesmo quando sentia frio. Outra coisa foi não reclamar e, ao contrário, compreender que o frio é um período do ritmo da natureza tão necessário quanto o calor. A outra coisa era colocar em dia todos os livros não lidos ou inacabados e fazer coisas que o frio não me impedisse de fazê-las. Aproveitei para ler os 8 livros que o curso de Yoga nos dá para fazer as resenhas e isso me empolgou muito porque um novo olhar se abriu para as “coisas da vida”, nome desse blog.

Aprendi desde a história da antiga civilização indiana pré-ariana (3.000 anos antes de Cristo), passando pelos ensinamentos dos yogues, onde deparei com conteúdos novos como, por exemplo, a formação de nosso universo, do nosso planeta e de nossa espécie e de como o amor e a reverência a esse amor fizeram com que tudo estivesse preparado para que eu entrasse nessa existência, para simplesmente experimentar as possibilidades de expansão, aprender que sou conectada ao Todo, de saber da minha origem e responder à pergunta do por que estou aqui, qual é a minha missão e quais ferramentas tenho para alcançar a meta de simplesmente me tornar quem eu sou.

Fui fazendo essa viagem de lá de minha cama no meio dos edredons e chás quentes, sentindo muita gratidão por essa possibilidade de aquecer minha alma no frio com tanto ensinamento.

Quando dirigia o carro para o trabalho pude ver dias absurdamente lindos e dourados e os Ipês, que eu tanto amo, se abrindo na estrada para a Unicamp, fazendo um arco que desconfiei que era “de propósito” para eu passar, e essa paisagem só dá pra ver no frio.

Ah, ok, o frio tem lá seus encantos. É uma xícara de chá feito no fogão e seu aroma perfumando minha casa, é o banho quente renovador, é a conversa agradável com amigos. Domingo fez quase calor e andar na Lagoa do Taquaral sem blusa de frio para mim foi um prazer silencioso indescritível.

Novamente meu laptop está no conserto e por isso o acesso é mais restrito, desconfio que ele também não gosta muito do frio.  Ok, trabalhamos nossa paciência olhando para outras paragens. E nesse domingo usando um outro laptop descobri que algumas pessoas perguntavam se eu não iria escrever mais no blog e me espantei de perceber que havia um tempão não escrevia. Pois bem, acho que retornei do frio sem ter “sofrido tanto” e com mais coisas para partilhar com vocês, meus amigos, amigos-alunos, família e talvez outros que eu nem saiba que frequentam esse blog.
           
Às vezes você sofre,
às vezes você é feliz.
Mas debaixo de tudo isso
a perfeição inata da sua vida se manifesta.
Dan Millman

11 comentários:

  1. Tinha percebido que fazia tempo que não recebia um email seu com mais uma postagem do blog, mas acabei esquecendo de perguntar no sábado que você veio aqui na minha vó.
    Já que agora não nos vemos e conversamos com tanta frequência, é sempre bom ler alguma coisa que a você escreve!
    =)
    Beijinhos

    ResponderExcluir
  2. Tá na hora de trocar de laptop :)
    Achei a foto perfeita!! Passou muita serenidade!
    E vou seguir seu exemplo em tentar "curtir" o frio.
    beijos

    ResponderExcluir
  3. É mesmo Zezé, só agora que você escreveu que percebi que faz tempo que não entro no seu blog. Toda vez que leio suas mensagens me ponho a refletir sobre as coisas da minha vida!

    Beijos e bom retorno!

    ResponderExcluir
  4. O frio tem inúmeros encantos , todos que vc falou , mais o aconchego de uma deliciosa de taça de vinho , por exemplo
    Observe também as pessoas , como ficam mais charmosas no inverno
    O frio nos dá animo ao contrário do calor que nos dá desanimo e moleza
    No dia a dia , observe ainda que no frio não se vê pernilongo , baratas etc., etc.
    Enfim é a glória !!! J.Pedro

    ResponderExcluir
  5. Oi Zezé,
    vc me contou? Só 5 pessoas???

    Roseli Cordeiro

    ResponderExcluir
  6. Oi Zeze',

    Chego em Campinas na quinta 'a noite, Woohoo! Espero que eu ainda possa disfrutar dos lindos Ypes, meus favoritos tambe'm, particularmente os amarelos. Que bom que voce voltou a escrever!

    ResponderExcluir
  7. Zezé, os ipês são mesmo lindos, mas o mais surpreendentes é vc gostando do frio! Que experiência legal a de fazer as pazes com algo que te incomodava...
    bju Paula

    ResponderExcluir
  8. Zeze querida, amei a foto to Ipe - muito linda! O lado positivo do inverno ai e que ha, como voce disse, muitos dias lindos, ensolarados e veja as cores dessa arvore!! Por aqui voce sabe e o constante cinza, arvores sem folhas ... tudo hiberna. Mas vale a pena ver a natureza acordar se transformar/renovar na primavera xxx

    ResponderExcluir
  9. Aeeee!!!! Good to hear from you!!!

    Zezé, você já assistiu o filme "O Ponto de Mutação"? Vale a pena!!!
    Dá pra assistir no youtube: http://www.youtube.com/watch?v=NNH240tvPlQ

    Beijão!

    ResponderExcluir
  10. Mirella
    Ainda não. Vou ver, as soon as possible.
    Bjs
    Zezé

    ResponderExcluir
  11. Fiquei feliz que vc tenha voltado e aproveitado o frio para ler e fazer os exercícios de yoga. Gosto muito de ler tudo que vc escreve. Continue sempre.
    Rudi

    ResponderExcluir